Paim homenageia Zumbi e cobra aprovação do Estatuto da Igualdade Racial



Constará nos Anais do Senado voto de louvor proposto pelo senador Paulo Paim (PT-RS) a Zumbi dos Palmares, em reconhecimento à sua luta contra a escravidão. Durante o encaminhamento do seu requerimento, o senador leu várias manchetes de jornal sobre o recrudescimento da violência contra os negros e as desigualdades raciais constatadas no Brasil e cobrou da Câmara dos Deputados a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial.

- Que adversário invisível é esse que não permite que a Câmara aprove o Estatuto da Igualdade Racial? A matéria foi aprovada no Senado por unanimidade, com relatório feito pelo PFL e apoio do governo, do PSDB, do PT, do PP e de todos os partidos. O estatuto não engessa nada. É quase uma carta de intenções sobre a política de inclusão e o combate ao racismo e ao preconceito. Sequer a política das cotas nas universidades é tratada no projeto - afirmou Paulo Paim.

Na avaliação do senador, o Brasil continua a ser um país racista e preconceituoso. Ele registrou que o Jornal da Globo exibido na noite de terça-feira (21) veiculou a notícia de que grupos racistas estão crescendo no Rio de Janeiro e em São Paulo e ampliando a perseguição a negros e homossexuais. Ele também leu títulos de matérias dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo, sobre o baixo número de negros matriculados nas escolas e nos melhores postos de trabalho no país.

Paulo Paim pediu ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que coloque em votação o Estatuto da Igualdade Racial para que cada deputado possa assumir o seu preconceito, "se é que esse preconceito existe". Ele explicou ainda que pretendia homenagear Zumbi na segunda-feira (20), quando transcorreu o Dia Nacional da Consciência Negra, mas não foi possível em virtude da sessão de homenagem à memória do senador Ramez Tebet, que morreu na sexta-feira (17).



22/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim cobra aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim comemora aprovação de cotas para escola pública em universidades públicas, mas cobra Estatuto da Igualdade Racial

Paim lamenta a não aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim pede aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paulo Paim defende aprovação do Estatuto de Igualdade Racial

Paim diz que aprovação do Estatuto da Igualdade Racial era esperada com expectativa