Paim pede aprovação do Estatuto da Igualdade Racial



O senador Paulo Paim (PT-RS) conclamou o Congresso Nacional a aprovar, com urgência, projeto de lei de sua autoria que institui o Estatuto da Igualdade Racial. Segundo informou, o estatuto estabelece uma série de medidas para combater as desigualdades raciais, entre elas a que fixa a política de cotas, prega normas de distribuição de renda e trata do papel da Justiça no combate ao racismo.

Paulo Paim fez a solicitação ao se mostrar -estarrecido- com a divulgação de recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre as desigualdades raciais no país. De acordo com a pesquisa, negros e pardos com 12 ou mais anos de estudo ganham 70% do salário dos brancos.

O senador, que é negro, ficou mais espantado quando a pesquisa mostrou que as desigualdades se mantêm mesmo quando se iguala a escolaridade das pessoas. E informou que a maior diferença de rendimentos entre brancos, negros e pardos está na região metropolitana de Salvador (BA), enquanto a menor diferença está na região metropolitana de Porto Alegre (RS).

Com base na pesquisa, Paim informou que em Salvador, apesar de os afro-brasileiros representarem 82% da força de trabalho, ganham em média R$ 421,00, enquanto o rendimento mensal dos brancos é de R$ 1.233,00. É na região metropolitana de Porto Alegre, conforme atestou o senador, que o rendimento da população negra se aproxima da média de rendimentos dos brancos.

- Os dados do IBGE devem servir de parâmetro para o encaminhamento de políticas públicas destinadas ao equacionamento da discriminação racial - alertou Paulo Paim. Em aparte, o senadores Luiz Otávio (PMDB-PA) e Antero Paes de Barros (PSDB-MT) pediram providências do governo no combate ao preconceito racial.




13/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede pressa na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim pede aprovação imediata do Estatuto da Igualdade Racial

Paim pede aprovação em março do Estatuto da Igualdade Racial

Paim pede reforma agrária e aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim lamenta a não aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim cobra aprovação do Estatuto da Igualdade Racial