Paim pede clareza quanto à transição e ao subteto na reforma da Previdência



O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu clareza para a transição das regras previdenciárias atuais para as que estão sendo discutidas no Senado e para a definição do subteto na proposta de reforma da Previdência. Ele afirmou nesta terça-feira (25) que até agora não tem uma posição oficial do ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, sobre regras de transição.

Para Paim, a regra de transição é necessária. Ele disse que não é justo uma pessoa que tenha começado a trabalhar aos 15 anos ter de contribuir por 45 anos para poder se aposentar na idade mínima de 60 anos. Paim também não concorda com a atual definição para o subteto, que permite, por exemplo, que cada uma das 450 prefeituras gaúchas fixem o seu.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) parabenizou a Secretaria da Receita Federal pelos 35 anos de sua criação. Já o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) disse que o Senado terá sensibilidade para solucionar esses problemas.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou que Paim conseguirá o apoio dos senadores para muitas de suas idéias. Já Serys Slhessarenko (PT-MT) opinou que é essencial modificar as regras de transição e de paridade. Para ela, é necessário saber que avanços podem ser conquistados na reforma da Previdência.



25/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim defende regra de transição na reforma da Previdência Social para servidores que estão na ativa

Tião Viana não concorda com subteto único na reforma da Previdência

Garibaldi Alves: é preciso pensar numa transição na reforma da Previdência

Azeredo quer saber como será feita a transição na reforma da Previdência

Tião Viana diz que governo não aceita mudanças sobre regras de transição na reforma da Previdência

Paim defende debate para mudar taxação dos inativos e regras de transição na reforma previdenciária