Papaléo diz que votará contra a prorrogação da CPMF



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) afirmou nesta terça-feira (21) que votará contra a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Ele defendeu a extinção desse imposto como forma de diminuir a carga tributária brasileira e disse que o governo não pode compensar sua incompetência em fiscalizar e cobrar os impostos de quem sonega aumentando a carga tributária e prejudicando aquele que é responsável e paga seus impostos em dia.

Papaléo assinalou a contradição do Partido dos Trabalhadores (PT), que hoje luta com todas as forças pela prorrogação do imposto, e que fechou questão e votou contra a criação da CPMF no governo Fernando Henrique Cardoso, chegando a punir o deputado Eduardo Jorge, único petista a votar favoravelmente.

O senador apontou também a contradição entre o que disse o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em discurso no Plenário do Senado, Mercadante utilizou a crise financeira internacional como argumento para a prorrogação da CPMF e cobrou responsabilidade e cautela aos parlamentares. No programa de rádio Café com o Presidente, Lula contradisse Mercadante afirmando que a crise se limitava ao mercado imobiliário dos Estados Unidos e que logo seria resolvida, acabando com os problemas no resto do mundo.

- Como as coisas mudaram, como as contradições aumentaram - disse o senador, lembrando que os brasileiros trabalham mais de quatro meses por ano apenas para pagar impostos.

Além disso, salientou, mais da metade dos recursos da CPMF são desviados para outras áreas, o que considera "uma traição ao esforço do doutor Adib Jatene", ministro as Saúde que propôs o imposto,e um desrespeito ao Congresso Nacional, "que não aprovaria a lei que criou a sem a garantia dessa aplicação exclusiva na Saúde, conforme compromisso pessoal do doutor Jatene".

O senador João Tenório (PSDB-AL) disse, em aparte, que não seria lógico os senadores votarem a favor da prorrogação da CPMF no momento em que poderiam diminuir um pouco a carga tributária. Ele defendeu a coerência entre o discurso e o voto, uma vez que a maioria dos parlamentares já ocupou a tribuna para falar contra o aumento da carga tributária.



21/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo diz que votará contra a CPMF e volta a defender a reforma tributária

Papaléo diz que votará contra a CPMF e volta a defender a reforma tributária

Cristovam anuncia acordo com o governo e diz que votará pela prorrogação da CPMF

Cristovam anuncia acordo com governo e diz que votará pela prorrogação da CPMF

Papaléo Paes pede que Congresso derrube prorrogação da CPMF

Colombo diz que votará contra a recriação da CPMF