Para Simon, Stédile aponta para fracasso da reforma agrária no governo Lula



Com base na exposição feita nesta quinta-feira (1º) pelo coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) que investiga questões fundiárias - a CPI da Terra -, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) concluiu que a reforma agrária no governo Luiz Inácio Lula da Silva é um "fracasso total".

Para Simon, o relato de Stédile aponta para "a falta de confiabilidade de Lula em relação às suas propostas e idéias". Dizendo-se um dos grandes otimistas em relação ao governo Lula, o senador avaliou que, considerando o depoimento de Stédile, "as coisas acontecem nesse governo como aconteciam no de Fernando Henrique Cardoso".

Stédile disse que, além de concordar com o senador, está ainda mais perplexo que ele.

- Percebemos que o governo está engessado. Parece que falta uma ação política e coragem para enfrentar os privilegiados - afirmou o líder do MST, para quem o governo precisa ser mais pedagógico com a sociedade e explicar melhor seus planos em relação à reforma agrária.

Stédile afirmou, presumindo que o objetivo da criação da CPI da Terra tenha sido exatamente a de promover uma reflexão sobre a questão agrária, que "é preciso pensar no modelo neoliberal de agricultura", que a seu ver não trará desenvolvimento ao país, pois "é um sistema excludente".

Ele esclareceu ainda que o MST usa o termo "revolucionário" na acepção de Paulo Freire e Caio Prado Júnior. "Eles diziam que, para mudar o país, é preciso revolucionar a raiz. Nesse aspecto, uma reforma agrária tem que ir à raiz dos problemas", explicou.

O presidente da CPI, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), informou que na terça-feira (13) a CPI reúne-se novamente, desta vez para audiência pública com o presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luis Antônio Garcia.



01/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio aponta fracasso nas políticas públicas do governo Lula

Com base em relatório do TCU, José Jorge aponta fracasso social do governo Lula

Agripino aponta falha de Lula na reforma agrária e condena ações do MST

Reforma agrária que o MST quer é possível com leis em vigor, afirma Stédile

Suplicy utiliza dados do Incra para mostrar que reforma agrária foi mais efetiva no governo de Lula

Agripino aponta fracasso de assentamento criado por Lula