Parlamento do Mercosul declara solidariedade às vítimas das enchentes em Santa Catarina



O Parlamento do Mercosul aprovou, nesta sexta-feira (28), declaração de solidariedade às vítimas da inundação causada pelas fortes chuvas que caíram em Santa Catarina nos últimos dias, classificada pelos parlamentares como "a pior tragédia climática já ocorrida no estado". Na mesma declaração, sugerida pelo senador Romeu Tuma (PTB-SP), os parlamentares do bloco pedem a todos os governos que ainda não o tenham feito que ratifiquem, "o mais breve possível", o Protocolo de Kyoto sobre Mudanças Climáticas.

- Apresentamos a proposta para dizer que somos solidários com o sofrimento do povo de Santa Catarina e para fazer um alerta para evitar que outras pessoas se dirijam aos locais afetados pelas enchentes - afirmou Tuma, que recebeu o apoio, em Plenário, de parlamentares de todos os outros países do Mercosul.

O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) elogiou a iniciativa e lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atendendo há dois anos a um pedido de um país africano igualmente afetado por uma enchente, não conseguiu enviar para lá um avião com mantimentos por causa de entraves burocráticos. Por isso, defendeu a adoção, pelo Mercosul, de instrumentos que possibilitem rápida ajuda entre os países do bloco, no caso de tragédias como a de Santa Catarina.

- O verdadeiro avanço do Mercosul será social - afirmou Zambiasi.

O presidente do Mercosul, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), também declarou seu apoio à aprovação da matéria e pediu a Zambiasi que elabore uma proposta de criação de um fundo do Mercosul de apoio a países atingidos por catástrofes naturais.

Em sua proposta, Tuma recorda que as chuvas já causaram a morte de 99 pessoas em Santa Catarina, além de haverem obrigado mais de 78 mil habitantes do estado a abandonar as suas casas. As enchentes, observa ainda o senador, levaram o governo estadual a declarar situação de calamidade pública em 12 municípios catarinenses, entre as quais localidades freqüentadas por turistas de outros países do Mercosul, como Blumenau e Camboriú.

Por meio da declaração, o Parlamento do Mercosul manifesta ainda a sua "profunda preocupação com a falta de iniciativas efetivas, por parte das lideranças mundiais, destinadas a evitar e coibir as ações humanas causadoras de alterações climáticas, capazes de desencadear tragédias como a que ora se desenrola em Santa Catarina". Ao pedir a todos os países que ratifiquem o Protocolo de Kyoto, os parlamentares do bloco classificam esta iniciativa como o "principal instrumento multilateral de combate às mudanças climáticas".



28/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE aprova Mega-Sena para vítimas de enchentes em Santa Catarina

Senadores manifestam solidariedade à vítimas de acidentes em Santa Catarina

Senadores manifestam solidariedade a vítimas de acidentes em Santa Catarina

Caminhão móvel e agências da Caixa atendem vítimas de enchentes em Santa Catarina

Parlasul declara solidariedade a vítimas de terremotos

Parlamento do Mercosul declara apoio ao governo da Bolívia