Patrícia Saboya quer melhoria na vida de crianças



A relação entre o meio ambiente e a qualidade de vida das crianças foi o tema, neste ano, do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, cuja importância foi ressaltada pela senadora Patrícia Saboya (PPS-CE). Segundo a parlamentar, os menores representam um terço da população total da América Latina e do Caribe, daí a importância de essa discussão ser ponto prioritário na agenda pública.

Citando dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a senadora afirma que nessa região 80 mil crianças entre 0 e 14 anos perdem a vida em decorrência de doenças relacionadas com o ambiente em que vivem. No Brasil, acrescentou, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 16,8% dos óbitos entre um e quatro anos ocorrem devido a doenças infecciosas e parasitárias e 19,3% por enfermidades de ordem respiratória.

Patrícia disse que por trás desses números estão problemas simples de resolver, como a questão do saneamento básico. Ela aponta que, de acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE em 1999, 38,8% dos domicílios de jovens entre zero e 17 anos no Nordeste não contam com abastecimento de água adequado, e 79,1% não dispõem de saneamento básico.

A deputada, porém, disse não ter dúvidas de que o problema pode ser resolvido. A senadora afirma que cálculos feitos pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) mostram que, para cada real aplicado em saneamento básico, é possível economizar quatro reais na área de medicina curativa. Ela ressaltou, ainda, que no Ceará a taxa de mortalidade de crianças de até um ano de idade decorrentes de doenças parasitárias e diarréia era 60% em 1987 e hoje está em torno de 15%.

- Foi possível alcançar tais resultados com a adoção de ações educativas voltadas para a população e também com investimento em saneamento básico. É uma questão de vontade política, de disposição das autoridades públicas e da sociedade civil para colocar a infância e a adolescência no centro de nossas preocupações - finalizou Patrícia.



14/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrícia Saboya lamenta violência contra crianças

Patrícia Saboya anuncia CPI da exploração sexual de crianças

Patrícia Saboya recebe o relatório Um Brasil para as Crianças

Patrícia Saboya: Quase 3 milhões de crianças trabalham no Brasil

Patrícia Saboya pede pressa no Fundeb, que vai beneficiar 11 milhões de crianças

Patrícia Saboya se encontra na Europa com representantes da Unicef e de Ongs de defesa de crianças