Paulo Paim quer criar ZPEs no Vale do Rio dos Sinos e na região norte do RS



Ao comunicar que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, na manhã desta quinta-feira (21), requerimento de sua autoria para a realização de um seminário para discutir as Zonas de Processamentos de Exportação (ZPEs) e como elas poderão diminuir o desemprego no país, o senador Paulo Paim (PT-RS) informou que apresentou projeto incluindo entre as ZPEs que serão criadas uma no Vale do Rio dos Sinos e outra na região norte do Rio Grande do Sul. Ele lembrou que a região de Rio Grande já está contemplada em projeto do senador José Sarney (PMDB-AP) sobre as ZPEs.

- Esse seminário debaterá a importância das ZPEs principalmente no Rio Grande do Sul, que é um estado exportador que está enfrentando sérias dificuldades nos setores calçadista e moveleiro, na vinicultura e no setor de vestuário. O desemprego é um problema que se agrava no estado, as demissões avançam de forma assustadora, sobretudo devido à disputa desleal que os fabricantes de calçado gaúchos enfrentam com os produtores chineses - afirmou Paulo Paim.

O senador pelo Rio Grande do Sul registrou que recebeu convite para participar de uma reunião, no próximo dia 30, organizada pelo Centro da Indústria e Comércio de Novo Hamburgo, para discutir os problemas que os exportadores estão enfrentando com a desvalorização do dólar diante do real. Paim também disse que recebeu documento do Sindicato dos Metalúrgicos e de Material Elétrico de Horizontina (RS) apoiando seu projeto, o PLS 293/03, que acaba com o fator previdenciário.

Brizola

Em virtude de transcorrer nesta quinta-feira (21) o terceiro aniversário de morte de Leonel Brizola, Paulo Paim também prestou uma homenagem ao ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Ele lembrou de fatos importantes da história do gaúcho, como em 1961, quando Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, comandou a chamada Cadeia da Legalidade para garantir a posse do vice-presidente João Goulart, depois da renúncia do presidente Jânio Quadros.

- Ele resistiu ao golpe que seria dado em 1961. Nesse momento histórico, ele se entrincheirou, com metralhadora em punho, no Palácio do Piratini e resistiu. Quando governou o Rio Grande do Sul, Brizola construiu mais de 6 mil escolas. Como governador do Rio de Janeiro, ele criou os centros integrados de educação pública [Cieps], em parceria com Darcy Ribeiro - destacou Paulo Paim.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) associou-se à homenagem e opinou que o exemplo de bravura, honestidade e seriedade deixado por Leonel Brizola deveria ser seguido por todos os homens públicos. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que presidia a sessão no momento do pronunciamento de Paim, declarou que Brizola foi um dos principais líderes políticos do final do século 20 e início do século 21 e soube honrar o apoio que sempre recebeu da população do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.



21/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana quer tratamento especial para ZPEs da região Norte

Comandante da BM no Vale dos Sinos explica situação da região

Paim quer criar Superintendência de Desenvolvimento da Região Sul

ZPEs instaladas na fronteira da Região Norte poderão receber mais incentivos

CDR analisa ampliação de benefícios para ZPEs instaladas na fronteira da Região Norte

Estado sanciona lei que cria a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte