Paulo Souto pede solução para conflito de terras no sul da Bahia



O senador Paulo Souto (PFL-BA) apelou nesta terça-feira (23) ao ministro da Justiça e ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) para que encontrem uma solução que interrompa as invasões de pequenas propriedades rurais por índios nos municípios baianos de Pau Brasil, Itaju e Camacã. Segundo ele, os índios justificam as invasões por considerarem as propriedades parte de reserva indígena, mas a questão está sendo julgada na Justiça.

- Será de exclusiva responsabilidade da Funai, por negligência ou omissão, qualquer violência que venha a acontecer no sul da Bahia. Há mais de 50 anos esses pequenos proprietários rurais trabalham e produzem naquela região. Essas famílias estão sendo expulsas sob a complacência da Funai - afirmou.

Segundo Souto, a Funai tem ignorado as invasões, e a situação evoluiu para um grau de violência em que não é mais possível esperar pela decisão da Justiça sobre os limites da reserva. O senador revelou que a Funai tem tentado comprar algumas propriedades, mas os donos têm que esperar meses e até anos pela indenização.

- Não é possível ficar assistindo a essas invasões. É uma atitude que considero irresponsável por parte da Funai - disse.

23/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró quer solução para conflito de terras

Alvaro Dias cobra solução para conflito em terras no oeste do Paraná

Paulo Souto apela para investimento em plantio de cacau transgênico na Bahia

Ruben Figueiró pede solução para conflito agrário em Mato Grosso do Sul

SOUTO PEDE MAIS RECURSOS PARA O CACAU E ENALTECE OBRAS NO ESTADO DA BAHIA

PAULO SOUTO DESTACA DESCOBERTA DE GÁS NA BAHIA