Ruben Figueiró quer solução para conflito de terras



VEJA MAIS

 

O senador Ruben Figueiró  (PSDB-MS) afirmou nesta quinta-feira (21) que a situação no Mato Grosso do Sul é de conflito iminente entre produtores rurais e indígenas, devido às invasões de propriedade rurais no estado. Ele cobrou do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solução para o impasse.

O senador acrescentou que saiu intranquilo da reunião de hoje na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), em que teve encontro com o ministro e com o advogado Geral da União, Luiz Inácio Adams. Figueiró disse que há 80 propriedades rurais invadidas em Mato Grosso do Sul e a Funai reivindica a demarcação de mais 39 aldeias. O senador disse que tudo isso poderá resultar em derramamento de sangue.

- O que posso dizer da reunião com o ministro é que foi o mais do mesmo. Ele não trouxe grandes novidades. Disse que o governo federal está disposto a repassar recursos do Orçamento para resolver a questão, seja para bancar indenizações ou para comprar terras. No entanto, o recurso consignado no Orçamento de 2013 por meio de emenda sugerida pelo senador [Waldemir] Moka não foi liberado. O ministro José Eduardo Cardozo não esclareceu quando nem como a situação será de fato solucionada - criticou Figueiró.

Mensalão

O senador elogiou o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, por ter conduzido o julgamento do mensalão e por ter determinado a prisão de doze dos condenados na ação penal 470. Figueiró acrescentou que os réus constituíram competentes advogados e que foram esgotados todos os recursos que poderiam beneficiá-los. Por fim, afirmou que a decisão de Joaquim Barbosa foi acertada, com o cumprimento da prisão na sexta-feira.

- Está mais do que claro que o processo de democratização teve um significativo avanço, pois havia imensa dúvida se membros das nossas elites políticas e empresariais teriam uma punibilidade correspondente aos delitos cometidos - opinou.



21/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró pede solução para conflito agrário em Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró cobra solução para conflitos entre produtores e indígenas

Ruben Figueiró cobra postura do governo sobre terras indígenas

Paulo Souto pede solução para conflito de terras no sul da Bahia

Alvaro Dias cobra solução para conflito em terras no oeste do Paraná

Ruben Figueiró quer plano para melhorar a saúde