Perímetros irrigados do Piauí são incluídos no Programa Brasil Sem Miséria



Os Perímetros Irrigados Platôs de Guadalupe, localizado no município de Guadalupe (PI), e Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba (PI), serão incluídos no Programa Brasil Sem Miséria, onde está inserido o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Uma parceria entre o Departamento Nacional de Obras contras as Secas (Dnocs) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai viabilizar a concretização da ideia.

A ação pretende fortalecer a agricultura familiar no estado, promover o acesso ao alimento às populações em situação de insegurança alimentar, e a inclusão social e econômica do campo. Pelo acordo, as frutas produzidas pelos colonos nesses perímetros passarão a ser compradas pelo PAA, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Para agilizar a parceria, falta apenas uma avaliação por parte de técnicos da Conab sobre a qualidade do que é produzido nos perímetros.

Implantado às margens do lago da barragem de Boa Esperança, a 360 quilômetros de Teresina, o Perímetro Irrigado Platôs de Guadalupe tem seu carro chefe na produção de banana. Também são produzidos em larga escala manga, melancia, goiaba, maracujá, milho, feijão e abóbora.

Já o Tabuleiros Litorâneos, situado a 320 quilômetros da capital, conta com 2,5 mil hectares implantados em sua primeira etapa, produzindo diversos tipos de frutas, a maioria orgânica.  A acerola responde por boa parte das vendas.

Segundo o coordenador da Coordenadoria Estadual do Dnocs no Piauí (Cest/PI), José Carvalho Rufino, a implantação da segunda etapa do perímetro, com conclusão prevista para final de 2011, vai acrescentar mais 5,9 mil hectares irrigados ao local.


Fonte:
Ministério da Integração Nacional



22/09/2011 16:37


Artigos Relacionados


‘Mais Irrigação’ investe em perímetros irrigados em SE

Produção de perímetros irrigados no Ceará cresceu mais de 20%

Obras executadas em perímetros irrigados no Ceará são vistoriadas

Recuperação de perímetros irrigados deve gerar 500 mil empregos no Semiárido

Vital do Rego reivindica recursos para perímetros irrigados do Nordeste

Governo do Piauí se alia ao Brasil Sem Miséria