Vital do Rego reivindica recursos para perímetros irrigados do Nordeste




O senador Vital do Rego (PMDB-PB) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (22), mais recursos federais para a recuperação dos perímetros irrigados no Nordeste.

Vital do Rego disse ter sido informado, em encontro com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que a Secretaria Nacional de Irrigação está fazendo um levantamento sobre as necessidades dos perímetros irrigados.

A liberação de recursos para o setor, em sua avaliação, é fundamental para amenizar os efeitos das secas que frequentemente provocam perdas na produção agrícola da região semiárida do Nordeste e gerando fome, miséria e êxodo.

- Sabe-se que, em terras irrigadas, a produção aumenta pelo menos 30% em relação às dependentes do regime de chuvas, e a qualidade é muito melhor, o que proporciona otimização do uso de água - disse.

Universidade da Paraíba

Vital do Rego comemorou ainda o aniversário de 45 anos da Universidade Estadual da Paraíba. Segundo ele, a inserção regional é uma característica indissociável da instituição, presente desde a sua concepção e mantida ao longo de todos os seus anos de funcionamento.

- A universidade Estadual da Paraíba, que os paraibanos simplesmente chamam de Universidade da Paraíba, está presente em todas as regiões do estado, do litoral ao sertão - disse o senador, informando que são oito campi abrigando cursos em Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna.



22/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


‘Mais Irrigação’ investe em perímetros irrigados em SE

Produção de perímetros irrigados no Ceará cresceu mais de 20%

Obras executadas em perímetros irrigados no Ceará são vistoriadas

Perímetros irrigados do Piauí são incluídos no Programa Brasil Sem Miséria

Recuperação de perímetros irrigados deve gerar 500 mil empregos no Semiárido

Vital do Rêgo cobra medidas urgentes contra seca no Nordeste