PGU é finalista de concurso sobre Boas Práticas da CGU



Com o Projeto Matriz de Indicadores, a Procuradoria-Geral da União (PGU), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU), está entre os finalistas do 1º Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União (CGU).

A premiação tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar ações que promovam melhorias efetivas nos controles internos dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Além disso, busca incentivar o incremento da transparência dos atos de cada órgão e entidade.

O projeto do órgão da AGU que concorre à premiação foi desenvolvido pela Coordenação-Geral de Informações Estratégicas e pela Coordenação-Geral de Gestão Judicial da PGU. A ferramenta permite saber o percentual de decisões favoráveis e desfavoráveis, identificando em qual unidade e em qual tema há maior perda nas ações judiciais.

Com base nesse diagnóstico, os departamentos e as procuradorias ligadas à PGU elaboram iniciativas que deverão ser tomadas para aumentar os resultados positivos. O sistema também traz informações sobre processos novos que chegam à unidade, valores economizados, número de acordos, indicadores de qualidade da inserção de dados no sistema e notícias enviadas pelas unidades.

A Matriz de Indicadores foi criada para promover melhoria da gestão, com foco no aumento dos resultados positivos. Além do levantamento dos números referentes á atuação, também foi definido um modelo de acompanhamento e supervisão dos resultados entre Departamentos e Procuradorias, o que inclui a definição de estratégias, execução de inciativas e reuniões periódicas de acompanhamento dos resultados. Com a implementação do projeto e de diversas iniciativas desenvolvidas, a Procuradoria já apresenta melhoria em seu desempenho por todo o país.

O concurso

De iniciativa da CGU, o concurso foi criado para fortalecer a gestão pública por meio da premiação de boas práticas nas áreas de controle interno e de transparência pública, entendidas como medidas que possibilitam uma gestão mais eficaz, eficiente e que atenda aos princípios da Administração Pública.

Na categoria "Aprimoramento dos controles internos", em que concorre a PGU, foram 37 inscritos na primeira fase. Desses, apenas 10 foram selecionados para a segunda etapa. Também concorrem ao prêmio, trabalhos apresentados por órgãos e entidades do Poder Executivo em todo o país. Serão premiadas as três melhores práticas em duas categorias: "Aprimoramento dos controles internos administrativos" e "Promoção da transparência". A cerimônia de premiação será em dezembro.

Fonte:

Advocacia-Geral da União



22/11/2013 11:59


Artigos Relacionados


FNDE é premiado em concurso de boas práticas da CGU

Concurso de boas práticas seleciona iniciativas do Ministério da Educação

Concurso vai premiar boas práticas de gestão na assistência social

Concurso premiará boas práticas de utilização e conservação do livro didático

Inscrições abertas para concurso de boas práticas e transparência na gestão pública

MDA e Embrapa realizam curso sobre boas práticas de fabricação em Irecê (BA)