Projeto de Tuma homenageia herói da aviação nacional



Já se encontra na Comissão de Educação (CE) para ser examinado em decisão terminativa o projeto de lei de autoria do senador Romeu Tuma (PFL-SP) que denomina -Comandante João Ribeiro de Barros- o aeroporto de Bauru, em São Paulo. Se aprovado, o projeto (PLS 181/04) segue para análise da Câmara dos Deputados, desde que não haja pedido para ser apreciado pelo Plenário do Senado.

Romeu Tuma informou que o projeto tem por objetivo homenagear um brasileiro que é considerado herói da aviação mundial. É que em 1927, conforme informou o senador, João Ribeiro foi o comandante da primeira aeronave a realizar a travessia do Oceano Atlântico, independentemente do apoio logístico de embarcações. Somente 23 dias depois, com apoio do governo de seu país, observou, o norte-americano Charles Lindbergh atravessou sozinho o Atlântico Norte.

- João Ribeiro foi um aventureiro cosmopolita, sendo homenageado por diversos países. Apesar disso jamais se esqueceu de Jaú (SP), cidade em que nasceu, cujo nome foi dado ao hidroavião com que atravessou o Atlântico e para onde retornou para viver os seus últimos dias, onde morreu em 1947 - informou Romeu Tuma, ao salientar que Jaú está localizada na microrregião que tem por pólo a cidade de Bauru.



01/07/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma enaltece Duque de Caxias como herói da história nacional

Grande Expediente homenageia a aviação nacional

Renan homenageia alagoano herói da 2ª Guerra

Paulo Duque diz que menino de 5 anos que salvou bebê de incêndio "é um herói nacional"

Brasil reconhece Landell de Moura como herói nacional por primeiras transmissões de rádio

"É um herói nacional", diz Paulo Duque ao homenagear menino de 5 anos que salvou bebê de incêndio