PT pede que Conselho de Ética ouça jornalistas sobre grampos na Bahia



O líder do PT, senador Tião Viana (PT-AC), encaminhou nesta quinta-feira (27) solicitação assinada por todos os integrantes de sua bancada ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para que os jornalistas Luiz Cláudio Cunha e Weiller Diniz, da revista Isto É, apresentem -provas testemunhais e documentais que apontam para o envolvimento do senador Antonio Carlos Magalhães nos grampos telefônicos da Bahia-.

Segundo nota distribuída pelo senador, os dois jornalistas apresentaram as provas a ele, ao senador Aloizio Mercadante (PT-SP) e à senadora Heloísa Helena (PT-AL). Em seguida, Mercadante convocou reunião da bancada petista, que foi informada sobre as provas. Em pouco mais de 30 minutos, os parlamentares decidiram encaminhar o material ao Conselho de Ética, com base no artigo 17 da Resolução do Senado Federal nº 20, de 1993, requerendo que sejam tomadas todas as providências cabíveis.

Pelo artigo 17, -perante o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, poderão ser diretamente oferecidas, por qualquer parlamentar, cidadão ou pessoa jurídica, denúncias relativas ao descumprimento, por senador, de preceitos contidos no Regimento Interno e neste Código-. Pelo parágrafo 2º do mesmo artigo, -recebida a denúncia, o Conselho promoverá apuração preliminar e sumária dos fatos, ouvido o denunciado e providenciadas as diligências que entender necessárias, dentro do prazo de trinta dias-.

O fato de o PT ter decidido encaminhar uma solicitação, ao invés de um requerimento ou uma representação, gerou polêmica. O presidente do Conselho de Ética, senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), disse que o PT -não teve coragem de apresentar um requerimento- e que vai encaminhar uma cópia da solicitação à Mesa do Senado e outra à Polícia Federal, responsável pela investigação dos grampos. O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Edison Lobão (PFL-MA), disse que a solicitação não tem a força de uma representação.



27/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jornalistas que denunciaram grampos da Bahia falam ao Conselho de Ética

Sarney arquiva comunicado do Conselho de Ética sobre grampos na Bahia

Juvêncio convoca Conselho de Ética para examinar na quarta recurso do PT sobre grampos na Bahia

Conselho de Ética inicia investigação de grampos na Bahia

Jornalistas que denunciaram escuta na Bahia falam ao Conselho de Ética

Bancada do governo pede que Conselho de Ética acompanhe investigações de escuta na Bahia