Quintanilha quer preparar setor de turismo para Copa do Mundo de 2014



A criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo (Senatur) e do Serviço Social do Turismo (Sestur) é o que prevê projeto de lei (PLS 174/09) apresentado pelo senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO). Segundo o parlamentar, o objetivo é permitir o desenvolvimento do turismo no país e capacitar todas as entidades vinculadas ao setor, para prepará-las adequadamente para a Copa do Mundo de 2014.

O Senatur deverá desenvolver, gerenciar, executar e apoiar programas voltados à aprendizagem do trabalhador em turismo, hotelaria, apart-hotéis e demais meios de hospedagem, restaurantes, bares, casas de diversões e lazer, empresas organizadoras de eventos, parques turísticos e outras entidades que desenvolvam atividades vinculadas aoturismo. O Sestur cuidará dos programas voltados à promoção social do trabalhador do setor.

De acordo com o projeto, caberá à Confederação Nacional do Turismo criar, organizar e administrar os dois serviços, que terão personalidade jurídica de direito privado. A aplicação de seus recursos será fiscalizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

As rendas para a manutenção do Senatur e do Sestur, a partir de 1º de janeiro de 2010, serão compostas, conforme o projeto, pelas atuais contribuições compulsórias das empresas do setor, que são recolhidas em favor do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e passarão a ser recolhidas em favor do Sestur e do Senatur. Também alimentará as novas entidades contribuição mensal compulsória dos trabalhadores autônomos que desenvolvam atividades de turismo, receitas operacionais, multas arrecadadas por infrações às normas legais pertinentes e outras contribuições, doações e legados, verbas ou subvenções.

O projeto acaba com qualquer tipo de vinculação das empresas do setor de turismo ao Sesc e ao Senac: as empresas deixam de recolher as contribuições para essas entidades e estas deixam de atender os trabalhadores daquela atividade econômica.

A proposição será submetida às Comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Assuntos Sociais (CAS) - nesta última, receberá decisão terminativa.



08/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso do setor de turismo debate investimentos para a Copa do Mundo de 2014

Brasil vai a Colômbia promover turismo para a Copa do Mundo de 2014

Ministério do Turismo define destinos turísticos para Copa do Mundo de 2014

Copa de 2014 é a melhor oportunidade para alavancar turismo, concluem especialistas do setor

Ministro do turismo acredita que Copa de 2014 é a chance de transformar o setor em força econômica

Por falta de divulgação, Copa do Mundo pode atrair poucos estrangeiros, afirmam representantes do setor de turismo