Raupp pede ajuda para combater malária



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pediu ajuda nesta terça-feira (3) ao governo federal para o combate à malária em Rondônia e no Amazonas, os dois estados onde a endemia mais cresceu no biênio 2002/2003. Ele ressaltou que, juntos, Amazonas e Rondônia responderam em 2003 por mais de 60% de todos os casos de malária registrados na Amazônia Legal.

A incidência de malária cresceu quase 300% nos arredores de Manaus, passando de 18 mil casos registrados em 2002 para mais de 71 mil casos em 2003, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Malária elaborado por técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, afirmou.

- Coisa semelhante, embora em grau menor, ocorreu em Porto Velho e no estado de Rondônia. Na capital, o número de casos passou de cerca de 22 mil, em 2002, para 27 mil em 2003. Um aumento de 24%. Em todo o estado, o crescimento do número de infecções foi de cerca de 15%, ultrapassando a marca dos 100 mil casos - acrescentou.

Raupp disse que Rondônia apresenta um quadro preocupante porque já é o segundo ano consecutivo de aumento no registro de casos. A principal causa, segundo o relatório da SVS, seria a falta de estrutura do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia.

Outro fator apontado pelo senador foi o aumento das ocupações de terrenos nas imediações das cidades por imigrantes sem teto, que desmatam as áreas, favorecendo o empoçamento de água onde os mosquitos transmissores da malária depositam seus ovos.

- Não seria justo culpar integralmente esse povo carente e desassistido. Na verdade, as administrações estaduais e municipais têm grande parcela de responsabilidade - assinalou.

O senador também apontou reportagem do jornal Folha de S. Paulo , do dia 26 de abril do ano passado, com a denúncia de um agente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), de que o serviço de pulverização de inseticida, conhecido como "fumacê", foi suspenso de dezembro de 2002 a fevereiro de 2003.



03/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp pede prioridade para combate à malária

Gilvam pede ajuda do governo para combater epidemia de dengue no Amapá

Valdir Raupp pede mobilização das Forças Armadas para combater narcotráfico nas fronteiras

Valdir Raupp pede ajuda do governo federal para reconstrução de Rondônia

Valdir Raupp elogia Nelson Jobim e pede mais recursos para combater tráfico de drogas nas fronteiras

Governo vai aplicar R$ 120 milhões para combater malária no Norte