Relator da segunda representação contra Renan será indicado nesta semana



O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), informou, na quinta-feira (9), que o relator da segunda representação por indícios de quebra de decoro protocolada pelo PSOL contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) será definido nesta semana.

Quintanilha disse que está consultando os membros do conselho e que ainda não tem um nome. Ele garantiu que irá se esforçar para que o relator seja designado "o mais breve possível".

Nesta segunda representação, o PSOL solicita ao Conselho de Ética a abertura de processo investigatório para apurar as denúncias de que o senador Renan Calheiros teria utilizado seu prestígio político para favorecer a cervejaria Schincariol, em retribuição a um favor prestado a seu irmão, deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL). A mesma representação objetiva esclarecer suspeitas de apropriação indevida de terras em Alagoas.

O presidente do Senado já responde a processo por suposta quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética. A primeira representação, também protocolada pelo PSOL, baseou-se em denúncia, veiculada pela revista Veja, de que o parlamentar teria tido parte de suas despesas pessoais pagas por um lobista.

Renan Calheiros utilizou a tribuna do Senado nesta quinta-feira para fazer acusações ao Grupo Abril, que edita a Veja, que no último fim-de-semana publicou nova denúncia contra o senador, segundo a qual Renan seria o "sócio oculto" de uma empresa de comunicação em Alagoas.

De acordo com Renan, a operação de transferência do controle acionário da operadora de TV por assinatura TVA, que pertence à Editora Abril, à empresa espanhola Telefónica é ilegal, pois envolve o controle acionário de uma empresa de TV por assinatura por um grupo estrangeiro.

Após ouvir o pronunciamento do presidente da Casa, o senador Renato Casagrande (PSB-ES), um dos três relatores da primeira representação contra Renan no Conselho de Ética,observou que o parlamentar não respondeu às acusações que sofreu.

- Se ele, de fato, tem documentos que lhe permitem apresentar denúncia contra a revista, é legítimo que ele o faça. No entanto, isso não muda sua situação. Até porque ele não respondeu às denúncias ainda, e só isso pode ajudá-lo - disse.

Casagrande informou que os relatores esperam receber até a sexta-feira da próxima semana (17) o resultado da perícia que vem sendo realizada pela Polícia Federal para orientar os trabalhos do colegiado.



09/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro será o relator da segunda representação contra Renan

Relator de segunda representação contra Renan diz que toma decisão até o final desta semana

Conselho de Ética pode analisar segunda representação contra Renan nesta semana

João Pedro diz que vai apresentar relatório sobre segunda representação contra Renan nesta semana

Relator de segunda representação contra Renan apresentará voto pelo sobrestamento das investigações

Relator de segunda representação contra Renan vai apresentar voto pela suspensão temporária das investigações