Renan destaca importância do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável



Ao abrir a sessão especial em homenagem ao Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta quinta-feira (27), o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que, por vir de Alagoas, um estado com natural vocação para o turismo, sempre teve "a exata noção" da importância do setor para o desenvolvimento econômico sustentável.

O presidente salientou ainda as atividades do turismo ecológico que, na sua avaliação, provocam naqueles que as praticam um "forte sentimento" de preservação e consciência ambiental. Na avaliação de Renan, o Brasil tem grande potencial para se destacar nessa área.

Renan recordou os oito milhões de quilômetros quadrados de litoral do país e as belezas do Pantanal e da Amazônia, assinalando que, durante longo tempo, acreditou-se que somente isso bastaria para trazer turistas ao Brasil, enquanto países como a Espanha transformavam o turismo em alavanca para seu crescimento econômico.

- Felizmente, já percebemos que não basta uma paisagem bonita e um povo alegre e acolhedor para testemunharmos uma profusão de turistas em nosso país. Hoje já nos parece óbvio que precisamos investir pesadamente em infra-estrutura, marketing, segurança e qualificação de mão-de-obra, se quisermos entrar para o seleto grupo dos grandes destinos turísticos da humanidade - ressaltou o presidente do Senado, para quem esse é o objetivo do Brasil ao pleitear assento no Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT).

Em seu pronunciamento, Renan apresentou dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) segundo os quais a atividade turística movimenta R$ 24,5 bilhões, cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que dois terços desse total correspondem ao turismo de negócios e viagens corporativas.

O senador afirmou também que, logo após ter assumido a Presidência da Casa, em 2005, determinou a instalação da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), criada por projeto de resolução em dezembro de 2004. Classificou de competente a atuação da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), que preside a comissão, bem como a gestão da ministra Marta Suplicy na pasta do Turismo, especialmente em relação aos investimentos em infra-estrutura, emprego e formação profissional.

- Tenho a certeza de que o Senado Federal continuará sendo um fórum qualificado de debates e políticas públicas, apoio, fomento e desenvolvimento do turismo no Brasil - disse Renan.



27/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan destaca importância do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável

Rosalba destaca importância do turismo para o desenvolvimento econômico da Nação

Adelmir Santana destaca importância do turismo para o desenvolvimento regional

ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO AJUDA A CONSTRUIR DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Seminário Internacional de Modernização e Federalismo Fiscal: Desenvolvimento Econômico Sustentável

Seminário Internacional de Modernização e Federalismo Fiscal: Desenvolvimento Econômico Sustentável