Renan pede debate nas eleições sobre educação em tempo integral



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) defendeu a implantação de escolas de tempo integral no país e pediu aos candidatos a prefeito e vereador nas eleições de outubro próximo que discutam o assunto com seus eleitores. Para ele, está provado que a educação em tempo integral, além de melhorar o rendimento escolar, tira o jovem das ruas, evitando que ele seja vítima da marginalidade.

O senador aplaudiu os esforços do governo na área educacional e citou que o prefeito de Arapiraca (AL), Luciano Barbosa, que implantou a escola em tempo integral, tem hoje um dos índices de aprovação mais elevados do seu estado. Mencionou ainda que o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, chegou a criar uma secretaria especial só para cuidar dessas escolas.

Renan lamentou que, em 2006, 311 mil alunos detenham deixado as salas de aula, conforme estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Deplorou ainda que pesquisa tenha mostrado que os alunos brasileiros apresentam níveis baixos em português e matemática.

-Apesar disso, temos o que comemorar. O analfabetismo entre jovens de 15 a 24 anos caiu de 8,2% para 2,4%, comparando-se 1993 com 2006 - disse. Ele aplaudiu o trabalho do ministro da Educação, Fernando Haddad, e pregou que o Brasil promova uma "revolução educacional", como fizeram os norte-americanos e europeus "há mais de 50 anos". Para ele, esse é o caminho para o desenvolvimento econômico e social dos brasileiros.



09/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiado debate sobre educação em tempo integral

Valdir Raupp pede ao governo que comande o processo de implantação da educação em tempo integral no país

Educação em tempo integral melhora rendimento

Estado de SP investe na Educação em Tempo Integral

Educação em Tempo Integral avança no Estado

Adesão de escolas à educação em tempo integral vai até o próximo dia 31