Valdir Raupp pede ao governo que comande o processo de implantação da educação em tempo integral no país



Ao considerar que estados e municípios já fazem mais do que efetivamente podem, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pediu ao governo federal que assuma um papel central no processo de construção de um sistema educacional de qualidade, voltado para todos os brasileiros, sem qualquer forma de exclusão. Nesse sentido, ele declarou que está mais do que provado que a educação integral é o caminho natural e insubstituível para a construção da cidadania e para alicerçar o desenvolvimento nacional.

- Educação integral pressupõe colocar à disposição das crianças, adolescentes e jovens escolas fisicamente bem construídas e conservadas, com adequados equipamentos, laboratórios e bibliotecas, sem falar em condignas instalações para as práticas desportivas. Claro que isso custa dinheiro. A questão passa a ser esta: queremos uma nação pujante, que respeite seus filhos e lhes ofereça condições para uma vida digna? - indagou Valdir Raupp.

O próprio senador respondeu que se a resposta ao seu questionamento for positiva, não há como utilizar os custos de um sistema educacional como desculpa. Raupp lembrou que todos os países vitoriosos investiram em educação e que esse tipo de gasto trata-se de uma escolha política. Ele defendeu a necessidade de universalizar a educação básica de qualidade imediatamente.

Valdir Raupp opinou que o brasileiro precisa ter acesso da educação infantil ao ensino médio, passando pelo ensino fundamental, com condições para cumprir seus estudos com eficiência. Ele lamentou que, atualmente, não mais do que um terço dos jovens brasileiros estejam matriculados no ensino médio. Pior: dos que conseguem se matricular, percentual baixíssimo conclui o curso, estimou o senador.

Para que o país alcance tal objetivo, Raupp sugeriu a adoção de uma espécie de pacto nacional, através do qual, por um tempo determinado de duas décadas, União, estados e municípios assumam tarefas, encargos e responsabilidades com o objetivo de permitir que a educação brasileira dê o salto que ela tanto necessita. Ele comentou que a universalização seria uma conseqüência desse movimento.

Em aparte, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) avaliou que a escola em tempo integral não é boa apenas por retirar as crianças das ruas, mas também por oferecer ao aluno a oportunidade de ele rever os conteúdos programáticos. Por sua vez, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) informou que alguns países que já alcançaram bons níveis educacionais estão começando a debater a instituição de uma renda mínima para sua população.



17/02/2010

Agência Senado


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