Representante do Ministério da Saúde afirma que idoso é prioridade



José Luiz Telles de Almeida, diretor do departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, afirmou nesta terça-feira (26) que já em 2006 a saúde do idoso ganhou prioridade com o programa preventivo "caderneta de saúde da pessoa idosa". Dez milhões de pessoas teriam sido cadastradas em 2008, e a previsão é de que 15 milhões recebam o benefício em 2009.Ele esteve entre os debatedores da audiência conjunta realizada nesta terça-feira (26) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e da Subcomissão de Acompanhamento da Saúde e do Idoso, João Batista de Medeiros, Gerontólogo Social.

Telles de Almeida salientou que indicadores demonstram a existência de políticas públicas voltadas para o atendimento à população idosa. Assinalou que o Ministério da Saúde optou pela descentralização administrativa dessas políticas, com sua implementação por prefeitos e secretários municipais de saúde.

Embora considere o Sistema Único de Saúde (SUS) "o mais arrojado sistema civilizatório que o país já ousou construir", o diretor do Dapes assumiu que o sistema enfrenta "grave situação de sustentabilidade" devido à crise financeira mundial e à menor disponibilidade financeira com a queda da arrecadação de impostos.

O representante do Ministério da Saúde admitiu, no entanto, o pouco interesse dos alunos de Medicina pela Geriatria e pela atenção básica à saúde e, consequentemente, a carência de profissionais no interior do país. E conclamou a população idosa a participar dos conselhos municipais de saúde e do idoso.

- Não devemos olhar para os 32 milhões de idosos como uma catástrofe. É uma grande vitória e será ainda mais se nos capacitarmos e nos mobilizarmos ainda mais. Isso é cidadania - finalizou.



26/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representante de ministério pede prioridade para defesa do meio ambiente

PROJETO DE ESTEVÃO DÁ PRIORIDADE AO IDOSO NO ATENDIMENTO À SAÚDE

Acidente de moto é hoje problema de saúde pública, diz representante de Ministério da Saúde

Representante do Ministério da Saúde sugere abertura de postos de saúde nos fins de semana no Rio

Representante do Ministério da Saúde destaca desigualdades quanto à saúde das mulheres

Investimento na primeira infância é prioridade do Ministério da Educação, afirma Mercadante