Ricardo Ferraço defende redução da tarifa de energia elétrica



Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (6), o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) disse que a Medida Provisória (MP) 579/2012 é importante e relevante, pois afeta diretamente a vida de todos os brasileiros, com impacto sobre a economia nacional. A MP 579, que está em análise na comissão mista, trata das concessões de geração e distribuição de energia elétrica e prevê a redução de tarifas na conta de luz.

- Naturalmente, qualquer brasileiro é favorável à redução do custo da energia elétrica – afirmou o senador, ressaltando que a medida pode ampliar a competitividade da indústria brasileira.

Ferraço, no entanto, disse que o Senado pode colaborar no aprimoramento do texto da MP. Para ele, a intenção do governo é positiva, mas pode ser um passo insuficiente. O senador pediu mais ousadia para que a redução das tarifas seja mais eficaz. Ele também pediu atenção com o uso de usinas termelétricas, que produzem energia mais cara e mais poluente que as hidrelétricas, e com a possibilidade de agravamento da seca. Segundo informou o senador, alguns reservatórios estão com metade da capacidade, enquanto outros têm menos de 30% de água.

Para o parlamentar, encargos para programas sociais e estratégicos deveriam ser assumidos por toda a sociedade brasileira e não somente pelo consumidor de energia. Ele disse ainda que o governo federal poderia ter sido mais ousado na MP, eliminando ou reduzindo encargos como o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) da energia elétrica. Hoje, esses encargos representam 9,25% do valor da conta de luz.

- Eliminar essa incidência vai reduzir as contas das famílias e das empresas – disse o senador.

Ricardo Ferraço aproveitou para defender o Projeto de Lei do Senado (PLS) 255/2012, de sua autoria. O senador afirmou  que seu projeto vai muito além do que propõe a MP 579, sem prejuízos aos cofres públicos e aos programas sociais, prevendo transparência e desoneração para a conta de luz.

- Quando se encarece a energia elétrica reduz-se a capacidade de competitividade do país. Reduzir a conta de luz representa economia para as famílias e oportunidade de expansão para as indústrias – concluiu.



06/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


MP que prevê redução da tarifa de energia precisa ser aperfeiçoada, diz Ricardo Ferraço

Ricardo Ferraço defende redução do custo da energia

Romero Jucá anuncia redução de 3% na tarifa de energia elétrica

Plenário discute destino da MP da redução da tarifa de energia elétrica

Redução da tarifa de energia elétrica para irrigação e aquicultura está na pauta da CRA

Tomás Correia elogia medidas para redução de tarifa da energia elétrica