Romero Jucá anuncia redução de 3% na tarifa de energia elétrica



Uma redução de 3% na conta de luz em todas as regiões do país foi anunciada em Plenário nesta quarta-feira (16) pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a economia é decorrente da nova definição da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), um recurso arrecadado para subvencionar sistemas não interligados, principalmente na Amazônia e no Centro-Oeste. Segundo Jucá, a Aneel definiu na terça-feira (15) a diminuição nos valores do subsídio para essas regiões e, com isso, a conta da energia elétrica deverá diminuir.

- É importante dizer que essa conta irá diminuir mais ainda, porque estão em andamento obras importantes que interligam sistemas isolados de energia no Norte. Estão em obras a ligação Tucuruí-Manaus, a ligação Manaus-Boa Vista e a ligação com Macapá. Portanto, nós teremos a condição de interligar três capitais ao sistema brasileiro de energia, fazendo com que tenhamos a condição de, de um lado, atender melhor e dar suporte ao desenvolvimento desses estados e, de outro lado, diminuir a conta de energia do povo brasileiro – comemorou.

Jucá destacou que o governo estuda também a diminuição de impostos do sistema da conta de energia elétrica, que hoje é muito alto. Para o senador, a energia é insumo de produção e bem-estar para a sociedade e, por isso, não pode ser tão cara.

Comissão da Verdade

O senador também comemorou a instalação na manhã desta quarta-feira da Comissão da Verdade, que investigará as violações dos direitos humanos durante o período de 1946 a 1988, que inclui o regime militar, e a regulamentação da Lei de Acesso a Informação. As duas matérias foram aprovadas pelo Senado no final do ano passado, quando o senador ainda era líder do governo.

- Nós vivemos um momento histórico no país. Nós tivemos mais orgulho ainda de ser brasileiros e de acreditar na democracia porque vimos hoje, numa solenidade que reuniu os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Lula, junto com a presidente Dilma Rousseff, se instalar uma comissão que é fruto exatamente do amadurecimento da sociedade brasileira, do amadurecimento da classe política e do fortalecimento de 28 anos de democracia – declarou.

Operação Ágata

O senador registrou ainda a ida do vice-presidente da República, Michel Temer, a Roraima para, entre outras coisas, anunciar a ampliação do número de pelotões de fronteira na região amazônica, em decorrência da Operação Ágata, que mobiliza as Forças Armadas no Norte do país.



16/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário discute destino da MP da redução da tarifa de energia elétrica

Ricardo Ferraço defende redução da tarifa de energia elétrica

Redução da tarifa de energia elétrica para irrigação e aquicultura está na pauta da CRA

Tomás Correia elogia medidas para redução de tarifa da energia elétrica

Após desonerar folha, governo negocia redução de tarifa de energia elétrica de hotéis

CAE vai debater cálculo da tarifa de energia elétrica