Ricardo Santos manifesta confiança no governo para superar a crise



O senador Ricardo Santos (PSDB-ES) manifestou nesta segunda-feira (dia 18) confiança de que o governo Fernando Henrique conseguirá equacionar e oferecer soluções para a crise energética que atinge o país. O senador, para quem a crise de energia representa "um relevante constrangimento ao crescimento econômico", entende que é fundamental, neste momento de dificuldades, uma demonstração de vontade política, de estabelecimento de prioridades e de eficiência administrativa para superar essa barreira ao desenvolvimento.

De acordo com o senador, é necessário agir para alargar os horizontes do crescimento material, com soluções como a reforma tributária, a manutenção da austeridade fiscal, a promoção das exportações, a redução da taxa de juros e a expansão do crédito. Ricardo Santos acredita que a condução da política monetária desempenhará "um papel chave para minimizar o desconforto desse momento de incerteza e turbulência".

Ao analisar a economia brasileira, diante da crise energética, o senador previu que tudo indica que nos próximos meses o Banco Central deverá estar promovendo mais uma elevação da taxa básica de juros, como o fez na semana passada. Ricardo Santos afirmou esperar que o BC não exagere na dosagem para não reforçar a tendência declinante no nível de atividade econômica imposta pela crise energética.

Ricardo Santos observou que o país não deverá alcançar a meta de 4,5% de crescimento no Produto Interno Bruto e que essa situação deverá ser acompanhada de uma inflação maior do que a prevista.

18/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro manifesta confiança em novo ministro da Agricultura, mas alerta para crise no setor

Ricardo Santos manifesta preocupação com seca no Espírito Santo

Ricardo Santos manifesta preocupação com má gestão da política cafeeira

Ricardo Santos quer dinamizar exportações para combater a crise

Ricardo Santos propõe soluções para a crise de energia elétrica

Anibal pede atenção do governo para Acre superar crise causada por enchentes