Roberto Cavalcanti agradece a Lula a inclusão da Paraíba



Em pronunciamento nesta quinta-feira (5), o senador Roberto Cavalcanti (PRP-PB) agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a "sensibilidade política" de incluir o estado da Paraíba entre aqueles que terão a oportunidade de explorar petróleo nas bacias Paraíba-Pernambuco e do Rio do Peixe, esta última localizada próxima à cidade de Souza.

- A Paraíba deve ao presidente Lula essa decisão estratégica de possibilitar a prospecção e exploração de petróleo no estado - disse o parlamentar.

Roberto Cavalcanti resumiu a longa negociação para obter a inclusão do estado no rol daqueles com viabilidade econômica para explorar petróleo, dificultada por fatores técnicos e burocráticos. Ele explicou que as tratativas envolveram, primeiro, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), depois, o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, para só agora o presidente Lula dar o seu aval.

Humberto Lucena

Roberto Cavalcanti lembrou ainda os 18 anos da promulgação da Constituição de 1988 para homenagear o ex-senador e ex-presidente do Senado, por duas vezes, Humberto Lucena, morto em 1998. Ele destacou aquelas que considera as duas principais contribuições de Lucena à Constituição, que são a instituição do regime presidencialista com mandato de cinco anos e o acesso ao serviço público por meio de concurso.

O senador qualificou Humberto Lucena como "articulador, conciliador eagregador", acrescentando que Lucena é "a cara do PMDB da Paraíba".

05/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti pede inclusão da Paraíba em licitação de blocos de petróleo da ANP

Roberto Cavalcanti pede para José Alencar apoiar inclusão da Paraíba em licitação da ANP para blocos de exploração de petróleo

Roberto Cavalcanti comemora investimentos estrangeiros na Paraíba

Roberto Cavalcanti pede melhoria da malha aeroviária da Paraíba

Roberto Cavalcanti lamenta o baixo índice de escolaridade dos eleitores da Paraíba

Roberto Cavalcanti afirma que Programa do Leite da Paraíba está sob ameaça