Roberto Cavalcanti comemora desempenho da economia brasileira no início do século 21



O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) comemorou em Plenário, nesta terça-feira (18), o bom desempenho da economia brasileira na primeira década deste o século. Citando dados da pesquisa Observador, ele considerou surpreendente a elevação de 10% da renda média da família brasileira verificada em 2009, alcançando R$ 1.285,00. Na avaliação de Roberto Cavalcanti, "mais alvissareira ainda" é a informação, da mesma pesquisa, de que no ano passado a renda da classe C cresceu 6,2%, enquanto a das classes D/E, na base da pirâmide, subiu 12,8%.

Tal elevação de renda, destacou ele, permitiu que 8,2 milhões de pessoas passassem das classes D/E para a C, sendo que nos últimos cinco anos, conforme dados do estudo citado, 30 milhões de brasileiros ingressaram na classe C.

- Ressaltemos que, em apenas cinco anos, 30 milhões de brasileiros transpuseram o limiar da pobreza, passando a se integrar de modo mais dinâmico no mercado nacional - disse.

Segundo Roberto Cavalcanti grande parte do mérito das importantes conquistas econômicas e sociais verificadas nos últimos anos deve ser creditada ao governo federal, por ter este, por exemplo, adotado importantes medidas para atenuar os efeitos da crise econômica, aumentar o crédito e reduzir impostos, além de ter implementado programas de distribuição de renda, tais como o Bolsa-Família.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) parabenizou Roberto Cavalcanti pelo pronunciamento, lembrando que com o crescimento da economia atualmente em curso ficará mais fácil o Senado conceder o aumento dos benefícios dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Previdência Social (INSS) que está em tramitação na Casa.



18/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti comemora desempenho brasileiro em competição internacional sobre talento aplicado ao trabalho

Segurança da costa será um dos maiores desafios do Brasil neste século, diz Roberto Cavalcanti

Roberto Cavalcanti critica declarações de Nobel da economia

Roberto Cavalcanti defende atuação brasileira na Amazônia

Roberto Cavalcanti comemora 30 anos de fundação da ANJ

Roberto Cavalcanti comemora investimentos estrangeiros na Paraíba