Rodrigo Rollemberg destaca Portal da Transparência sobre obras da Copa de 2014




O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) comunicou em Plenário, nesta terça-feira (23), o lançamento, pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Portal da Transparência sobre obras da Copa de 2014. O portal, criado durante o mandato do então senador Renato Casagrande à frente da CMA, só pôde entrar em funcionamento durante o último mês de julho.

Rollemberg louvou o trabalho do Prodasen, órgão responsável pelo desenvolvimento do site que acompanhará as obras para a Copa do Mundo.

O senador afirmou ainda que a Lei da Transparência (Lei Complementar 131/2009), de autoria do então senado João Capiberibe (PSB-AP), é um dos maiores avanços proporcionados pelo Parlamento brasileiro. A norma obriga a administração pública a dispor, na internet, a execução orçamentária.

Rollemberg informou que todos os municípios e estados nos quais forem realizados eventos da Copa de 2014 estarão obrigados a publicar na internet informações detalhadas sobre projetos e contratos relativos às obras, de modo a permitir que a população possa acompanhar sua execução. Essa obrigação vale também para a União.

- Acredito que a transparência é o caminho mais rápido, mais barato e mais eficiente para prevenir a corrupção e garantir a boa aplicação dos recursos públicos - disse.

Segundo Rollemberg, os entes da administração pública que não alimentarem o Portal da Transparência com as informações sobre suas obras terão suspensos os repasses de recursos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Caixa Econômica Federal.



23/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Portal da Transparência da Copa do Mundo 2014 tem nova versão

Portal de Transparência da Copa de 2014 será lançado nesta quinta

Portal da Copa divulga estágio das obras dos 12 estádios da Copa de 2014 em 2011

Rodrigo Rollemberg elogia Lei da Transparência para o combate à corrupção

Rodrigo Rollemberg: em ano de Copa, cultura está abandonada no DF

5º Balanço da Copa destaca avanços das obras para 2014