Roseana prevê aprovação da reforma tributária ainda este ano



A líder do governo no Congresso Nacional, senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), classificou de "prioritária" a aprovação da reforma tributária ainda este ano pelos plenários do Senado e da Câmara dos Deputados.

Apesar de reconhecer as dificuldades de os parlamentares se reunirem para examinar a matéria em razão das eleições municipais de outubro próximo, Roseana acha que "existe ambiente" para o aprofundamento das discussões. O motivo, segundo ela, é que há consenso entre oposição e governo para que a reforma seja aprovada até o final do ano a fim de que as novas normas entrem em vigor em 2009.

Em entrevista à TV Senado, Roseana Sarney admitiu, entretanto, que a reforma política, apontada por ela como outra prioridade do Congresso Nacional, ficará para ser discutida no próximo ano, em razão das eleições municipais.

A senadora, que se diz parlamentarista - "uma forma mais moderna e participativa de se governar" - adiantou que estarão no centro das atenções dos debates, temas considerados polêmicos, como fidelidade partidária, reeleição, sistema de governo, financiamento público de campanha, voto distrital e suplência de senadores.

No último mês de abril, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou novas regras para a suplência de senadores. Entre as alterações, destaca-se a proibição de parentes de senadores serem suplentes. Outra proposta aprovada pela CCJ é a que veda que o suplente seja de partido político diferente da agremiação partidária do candidato. A matéria será submetida ainda ao Plenário.

Apesar de deixar claro que as medidas provisórias (MPs) "são necessárias para a governabilidade", Roseana Sarney defendeu também o aprofundamento das negociações entre os Poderes Executivo e Legislativo para que sejam estabelecidos limites no envio de MPs ao Congresso Nacional.



26/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reforma tributária e divisão de recursos do pré-sal devem passar este ano pela CAE, prevê Delcídio

Bernardo Cabral prevê para este ano aprovação da reforma do Judiciário

Reforma tributária será lida nesta quarta no Plenário e Jucá prevê aprovação até 15 de dezembro

Suassuna quer minirreforma tributária ainda este ano

EMTU prevê operação do ônibus movido a hidrogênio ainda este ano

Relator das PPPs manifesta confiança na aprovação do projeto ainda este ano