São Paulo ganha primeiro Núcleo de Justiça Comunitária



Cerca de 2.400 moradores da comunidade de Grande Alvarenga, no município de São Bernardo do Campo (SP), serão beneficiados com a instalação do primeiro Núcleo de Justiça Comunitária do estado de São Paulo. A inauguração do núcleo acontece nesta segunda-feira (06), às 17 horas, na Rua dos Freixos, n° 88, Jardim Ipê. A solenidade terá a presença do secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Marcelo Vieira, e do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. 

O projeto Justiça Comunitária capacita pessoas da própria comunidade para atuarem voluntariamente como agentes mediadores de conflitos. Os agentes conscientizam a população sobre seus direitos e também conduzem resoluções alternativas de conflitos, orientando para que as partes envolvidas encontrem uma solução pacífica e consensual. Assim, questões de direito de família, conflitos de vizinhança e disputas de posse e propriedade de imóveis podem ser resolvidas sem a necessidade de levar a disputa ao Judiciário. 

O primeiro Núcleo de Justiça Comunitária de São Paulo contará com a atuação de 30 agentes medidores. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ) do Ministério da Justiça e a Prefeitura de São Bernardo do Campo.  Para o secretário de Reforma do Judiciário, Marcelo Vieira, a inauguração do núcleo é um passo importante para a efetivação de direitos para a população de São Bernardo do Campo. “Nesse espaço, a comunidade pode resolver seus conflitos através do diálogo. A mediação previne a violência e insere a cultura da paz na comunidade”, destaca o secretário.

A SRJ articula a instalação de núcleos como esse em todo País com objetivo de democratizar o acesso à Justiça e proporcionar mecanismos pacíficos para a resolução de conflitos. Desde 2008, a Secretaria já apoiou a criação de 46 Núcleos de Justiça Comunitária em 13 estados brasileiros. O projeto integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que reúne políticas de prevenção e combate à violência.

 

Fonte:
Ministério da Justiça

 



03/06/2011 21:22


Artigos Relacionados


Núcleo de Justiça Comunitária será inaugurado em Recife

Núcleo de Justiça Comunitária no Distrito Federal vai aumentar número de agentes

São Paulo ganha mais duas Bases de Segurança Comunitária

São Paulo ganha mais duas Bases de Segurança Comunitária

Justiça do Trabalho ganha reforço em São Paulo e no Maranhão

Núcleo Ilha do Tamboré, do PET, ganha 20 quiosques de alvenaria