Sarney lembra o amigo Octavio Frias



Impossibilitado de comparecer ao velório do publisher do jornal Folha de S. Paulo, Octavio Frias de Oliveira, por estar participando da Conferência das Nações Unidas dedicada ao clima e ao meio ambiente, em Nova York, o senador José Sarney (PMDB-AP) lamentou não ter tido a oportunidade de se despedir pessoalmente do amigo dos últimos 40 anos.

Sarney disse que, quando foi informado da morte de Octavio Frias, às 18h, no Brasil, eram 19h em Nova York, e que ele tentou embarcar num dos vôos noturnos, de modo a chegar na manhã de segunda-feira para assistir ao seu sepultamento.

- Houve uma profunda comoção, como uma tristeza que invade o domingo das grandes cidades, que é povoado de imensa solidão, pois as pessoas somem das ruas e a vida parece que desaparece. Foi em meio à solidão desse domingo, que recebi a notícia do falecimento de Octavio Frias - relatou.

Sarney lembrou que, para manter o prazer da convivência e o gosto da amizade, ele e Octavio Frias evitavam discutir divergências e analisar posições que pudessem comprometer a relação. Ele disse que ambos foram testemunhas privilegiadas dos últimos 50 anos da história do Brasil e ressaltou como características marcantes do amigo a simplicidade, a austeridade e a curiosidade de repórter.

- Ele conversava com alma de repórter, sempre perguntando. Nunca ele, que era dono de um império de comunicação, colocou um pedaço desse império a serviço da vaidade pessoal. Às vezes, achávamos que o seu jornal podia ser julgado como ácido, como muito rigoroso, como sem qualquer tolerância, mas é porque ele tinha a concepção filosófica da função da imprensa - assinalou.

O senador Edison Lobão (DEM-MA) disse, em aparte, que a imprensa é a balizadora das liberdades. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que tinha um testemunho semelhante a respeito de Octavio Frias e lembrou de quando o conheceu, em um almoço. Suplicy disse que Frias tinha uma "extraordinária curiosidade de informação, perguntava as coisas e sabia muito bem o que faria para transformar a Folha num extraordinário jornal brasileiro".



02/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta reverencia Octavio Frias

Aprovada sessão especial em homenagem a Octavio Frias

Maciel presta homenagem a Octavio Frias de Oliveira

Cícero Lucena homenageia Octavio Frias de Oliveira

Arthur Virgílio elogia espírito democrático de Octavio Frias

Agripino homenageia trabalhador brasileiro lembrando Octavio Frias