Sarney: Redes sociais são uma revolução para a cidadania



"As redes sociais são uma revolução para a cidadania, é um outro mundo que se abre", afirmou o presidente, José Sarney, nesta segunda-feira (28), durante visita de oito blogueiros que vieram ao Senado para participar, na terça-feira (29), do lançamento do aplicativo do Senado para Iphone.

VEJA MAIS

Em conversa informal que durou mais de duas horas, Sarney contou a blogueiros como Carlos Cardoso (@cardoso), Alexandre Inagaki (@inagaki), Samantha Shiraishi (@samegui) e Gabriel Leite, da Agência Mentes Digitais, que está sempre atento aos assuntos debatidos no Twitter e lembrou que vem postando vídeos no You Tube, alguns gravados, inclusive, com o seu próprio celular.

Questionado por Samantha Shiraishi sobre como reage às críticas que recebe nas redes sociais, o presidente do Senado afirmou que políticos serem criticados faz parte de uma sociedade democrática. Brincando, disse que talvez o único outro político brasileiro que tenha sido tão criticado quanto ele pela imprensa tenha sido Artur Bernardes (que foi presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1922 e 15 de novembro de 1926, período conturbado por grande insatisfação popular e militar). Mas no tempo de Bernardes não havia Internet, ressaltou Sarney. Já a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR), que também participou do encontro, defendeu que o embate de ideias faz parte da democracia, mas que quando a agressão se torna pessoal é "ruim e desrespeitoso".

Ousadia

Sarney afirmou que sempre buscou se atualizar, ser "um homem do seu tempo" e acredita ser por isso que sobrevive há tanto tempo na política. Gleisi Hoffman parabenizou Sarney pela ousadia e se disse "impressionada com o olhar para frente" da Secretaria de Comunicação do Senado.

- Isso traz transparência e contribui para a democracia. É importante a sociedade conhecer o Senado - disse.

A senadora - que tem conta no Twitter (@gleisi) assim como o marido, o ministro da Comunicação, Paulo Bernardo (@paulo_bernardo) - acredita que as redes sociais aproximam os políticos dos cidadãos e mostram que "somos todos seres humanos, com nossas alegrias e dores".

Também estiveram na reunião o diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado, Fernando César Mesquita e a diretora da Secretaria Especial de Informática - Prodasen, Cláudia Lopes Nogueira, entre outros servidores.

A Agência Senado mantém conta no Twitter desde agosto de 2009 (@agencia_senado) e no Facebook (facebook.com/agenciasenado) desde agosto de 2010. Em ambas divulga as atividades legislativas. O aplicativo do Senado para iPhone será lançado nesta terça-feira (29), às 11h. Em breve serão disponibilizados também aplicativos para Android e iPad.



28/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney discute com internautas o uso de redes sociais pelo Senado

Acessa SP dá dicas para segurança em redes sociais

Rede interna do Senado ganha normas para uso de redes sociais

Walter Pinhero diz que regras para propaganda eleitoral não devem incidir nas redes sociais

Produtores e governo lançam campanha em redes sociais para promover consumo mudial de laranja

Ministério da Saúde quer usar redes sociais para combater a dengue a partir de 2012