Seminário apresenta Política Nacional de Recursos Hídricos



Mais de 200 pessoas participaram da sétima edição do seminário Água, Comunicação e Sociedade, realizado nesta segunda-feira (14), m em Porto Alegre (RS).

Realizado anualmente pela Agência Nacional de Águas (ANA), em parceria com a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) desde 2007, o objetivo do Seminário é apresentar a Política Nacional de Recursos Hídricos e estimular a sociedade a mobilizar-se pelo cumprimento da Lei e uso racional e sustentável dos recursos hídricos.

Em Porto Alegre, o Seminário foi realizado com a Secretaria de Meio Ambiente do estado do Rio Grande do Sul e com o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, e contou com o apoio do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas e da Rede Brasil de Organismos de Bacias (Rebob).

Foram apresentados casos de sucesso de mobilização e comunicação em comitês de bacias hidrográficas e outras instituições, que tiveram como foco incluir a sociedade na política das águas ou em projetos específicos, envolvendo água ou rios.

Apresentações

A 7ª edição do seminário foi aberta pelo jornalista Roberto Villar Belmonte, que apresentou um interessante cruzamento entre as teorias de meio ambiente e a forma como é feita a cobertura do tema água. Enquanto os impactos e evolução do meio ambiente requerem acompanhamento contínuo por seu caráter sistêmico, a cobertura do tema meio ambiente é feita de forma fragmentada. Belmonte defendeu maior integração entre instituições que lidam com a gestão da água, a mídia e os cursos de comunicação.

Na sequência, o gerente de Gestão de Recursos Hídricos da ANA, Nelson de Freitas, falou sobre os desafios de implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos e da necessidade de articulação e comunicação entre os vários setores da economia e da sociedade e instituições de diferentes esferas de governo. Em seguida, a jornalista Simone Rockenbach mostrou como foi implementado o Plano de Comunicação do Comitê do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas.

“Mobilização para recomposição de mata ciliar no Rio dos Sinos” foi o tema da palestra apresentada por Adolfo Antônio Klein, vice-presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, o primeiro comitê de bacia hidrogtráfica a ser instaurado no Brasil. Rosane Menna Barreto Peluso, gestora do projeto Revitalização dos Rios de Erechim-RS, do Instituto Sócio Ambiental Vida Verde, explicou as ações de comunicação do projeto, que em 2012 ganhou o Prêmio ANA na categoria ONGs.

Redes

A parte da tarde foi dedicada à construção de redes. Antonio Ferreira Neto, representante da Frente Socioambiental do Coletivo Fora do Eixo, falou sobre a importâncias das ações e colaboração em rede para a mobilização social. Um de seus exemplos, foi a construção da rede Causa  Comum, que integra várias instituições e ONGs que militam no tema meio ambiente.

Fábio Pena, coordenador de educação, cultura e comunicação do Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental do Projeto Saúde e Alegria, apresentou a Rede Mocoronga de Comunicação Popular, um dos primeiros projetos de educomunicação do País que capacita adolescentes para mobilização social em programas de rádio e TV em Santarém (PA), na área de influência do rio Tapajós.

Fonte:
Agência Nacional das Águas



16/10/2013 09:33


Artigos Relacionados


CI debate Política Nacional de Recursos Hídricos com diretor da ANA

Comissão de Infraestrutura vai debater a Política Nacional de Recursos Hídricos

JUVÊNCIO PROPÕE MODIFICAÇÕES NA POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS

Ministérios atuam juntos na promoção da Política Nacional do Uso Múltiplo dos Recursos Hídricos

Presidente da ANA atribui dificuldade de implementação da política de recursos hídricos à diversidade nacional

Seminário discute preservação de recursos hídricos