Senado aprova arquivamento de projeto sobre crimes hediondos



O arquivamento do projeto de lei da Câmara nº 10, de 1996, que define os crimes de especial gravidade, alterando a classificação dos chamados crimes hediondos - vigente no Código Penal - foi aprovado, nesta quinta-feira (dia 8), em sessão plenária do Senado. A retirada do projeto de tramitação foi solicitada em mensagem da Presidência da República.

Ao mesmo tempo em que votou pelo arquivamento desse projeto, o Plenário acatou proposta do senador Bernardo Cabral (PFL-AM), relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de desapensamento do projeto de lei do Senado nº 104, de 1995, de autoria do senador Romeu Tuma (PFL-SP), que tramitava em conjunto. Cabral defendeu a medida, por considerar que o PLS nº 104 difere quase que integralmente do projeto arquivado.

Com a decisão, a proposta de Tuma, que pretende alterar dispositivo da Lei de Execução Penal no tocante ao exame criminológico e à progressão do regime de execução das penas privativas de liberdade, volta ao processo de tramitação autônoma. O objetivo de Tuma, com esse projeto, é facilitar o trabalho dos juízes e desestimular a ação dos criminosos que empregam violência contra as vítimas, reduzindo as chances de os condenados se beneficiarem de diversas falhas constantes da legislação vigente.

08/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova projeto que endurece o regime de pena por crimes hediondos

PRESIDENTE DO SENADO DEVOLVE À CCJ PROJETO SOBRE CRIMES HEDIONDOS

CCJ APROVA PROJETO QUE TORNA HEDIONDOS CRIMES CONTRA SAÚDE PÚBLICA

Projeto sobre crimes hediondos divide senadores

Projeto de Cristovam inclui crimes contra a administração pública no rol de crimes hediondos

Morte do pedreiro Ademar provoca novo debate no Senado sobre crimes hediondos