Senado aprova requerimento de pesar pela morte de ex-deputado goiano



O Senado aprovou, nesta quinta-feira (15), requerimento da bancada de Goiás para inserção, em ata, de voto de profundo pesar pelo falecimento do ex-deputado federal e ex-reitor da Universidade Federal de Goiás José Cruciano de Araújo. Segundo a tradição da Casa, serão enviadas condolências à família.

Ao encaminhar o requerimento, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) enfatizou a dedicação de José Cruciano à carreira pública e à educação. Maguito registrou que José Cruciano foi secretário de Educação do estado, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), deputado federal e também membro do Ministério Público Estadual.

Nascido na cidade de Jataí (GO), José Cruciano descende de uma família de intelectuais e escritores. Quando reitor da UFG na década de 70, foi responsável pela reforma universitária que culminou na implantação de várias unidades no interior do estado, possibilitando o acesso de milhares de jovens ao ensino superior.

Segundo Maguito, José Cruciano foi uma pessoa abnegada, que venceu na vida pelo esforço pessoal, capacidade de trabalho, honestidade e competência. Seu falecimento, na opinião do senador, deixa uma lacuna na vida pública e intelectual do estado, mas também um legado fundamental para as futuras gerações: o exemplo da dedicação, da simplicidade e da honestidade.

15/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova requerimento de pesar pela morte do deputado Max Rosenmann e sessão é encerrada

Senado aprova requerimento de pesar por morte de ex-deputado

Senado aprova requerimento de pesar por morte de ex-deputado federal

SENADO APROVA REQUERIMENTO DE.PESAR PELA MORTE DE EX-SENADOR

SENADO APROVA REQUERIMENTO DE PESAR PELA MORTE DE LYSÂNEAS

SENADO APROVA REQUERIMENTO DE PESAR PELA MORTE DE CALMON