Senado coloca à disposição do público obras sobre Belém e a província do Grão-Pará



Ensaio Corográfico sobre a Província do Pará, de Antônio Ladislau Monteiro Baena, e Fundação de Belém do Pará - Jornada de Francisco Caldeira de Castelo Branco em 1616, de Ribeiro do Amaral, são duas das publicações que o público leitor que comparecer à 12ª Feira Pan-Amazônica do Livro poderá adquirir no estande do Senado. O evento será realizado no período de 6 a 15 de novembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA). O país homenageado deste ano é a França e a estimativa dos organizadores é de que 500 mil pessoas visitem a feira.

Editado em parceria com a Secretaria Executiva de Cultura do Pará, em 2004, Ensaio Corográfico sobre a Província do Pará é um estudo sobre a província do Grão-Pará e seus habitantes, nos anos 30 do século 19. Além de dados geográficos e estatísticos, a obra inclui relações de vegetais com suas descrições e utilizações, além de animais, aves, peixes, répteis, crustáceos, insetos e moluscos encontrados na região. A obra custa R$ 20.

O livro de Baena descreve as três comarcas existentes na província, nos 30 primeiros anos do século 19: Pará, Rio Negro e Marajó. Ele faz descrições físicas, sociais e políticas. As informações publicadas foram recolhidas em arquivos de secretarias, contadorias de fazenda e paróquias.

Já o título Fundação de Belém do Pará - Jornada de Francisco Caldeira de Castelo Branco em 1616 foi lançado para comemorar o tricentenário da cidade de Belém. A obra conta a saga do militar português Francisco Caldeira de Castelo Branco, chamado para auxiliar Jerônimo de Albuquerque na consolidação da vitória dos portugueses sobre os franceses, em São Luís do Maranhão.

O livro mostra as intrigas, as disputas de poder e a motivação para desalojar os aventureiros holandeses e franceses da costa norte do Brasil. Também reúne cartas, mapas e outros documentos fidedignos que servirão para facilitar o estudo sobre a capital paraense. O manuscrito de Ribeiro do Amaral permaneceu inédito durante quase um século e somente em 2004, por iniciativa do Conselho Editorial do Senado, a obra foi publicada. Seu preço é R$ 10.



03/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy se coloca à disposição para ser candidato a governador de SP

Suplicy se coloca à disposição para diálogo com manifestantes

Tito Uchôa coloca-se à disposição para acareação com João Lyra

Ministro coloca a Polícia Federal à disposição para apuração de evasão de divisas

Brasil se coloca à disposição da Bolívia para ajudar famílias atingidas pela chuva

JÁDER COLOCA SIGILO BANCÁRIO À DISPOSIÇÃO DA MESA