SIMON ALERTA PARA RISCOS À SOBERANIA BRASILEIRA



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) alertou para os riscos do acordo, que os Estados Unidos assinarão nesta quinta-feira (dia 31) com a Colômbia para combater o narcotráfico, à soberania brasileira na Amazônia. Ele elogiou a decisão do governo de colocar tropas em prontidão na região.
- O presidente Bill Clinton está terminando seu mandato semeando um clima de terror na América do Sul, do qual nós, brasileiros, podemos ser as vítimas - enfatizou.
Simon considera difícil, na região amazônica, determinar onde termina a Colômbia e onde começa o Brasil ou a Venezuela. "Apesar das promessas de não embarcar em um segundo Vietnam, os americanos seguirão os traficantes colombianos se eles penetrarem em território brasileiro e isso pode muito bem acontecer", advertiu.
O senador lembrou as inúmeras declarações de personalidades norte-americanas e européias, defendendo que a Amazônia deve ser uma espécie de Antártica, onde vários países poderiam deter um pedaço para explorar suas riquezas.
- A minha maior preocupação sobre o futuro do Brasil, nesse momento, é com nossa soberania sobre a Amazônia, metade de nosso território - afirmou.
Na avaliação do senador, os Estados Unidos erram em não reconhecer a participação dos consumidores norte-americanos no comércio da droga colombiana, sem a qual não haveria plantações de coca nem narcotráfico. "Eles preferem acabar com o vício dos cidadãos americanos combatendo os narcotraficantes na Amazônia e, se isso resultar em violência, mas sem vítimas norte-americanas, pior para a região e população amazônicas", argumentou. Há oito meses atrás, lembrou Simon, o governo norte-americano propôs uma invasão da Colômbia, com tropas de vários países da América do Sul, sob a égide da Organização dos Estados Americanos.
- Como ninguém gostou da idéia, eles decidiram fazer a invasão sozinhos, aproveitando-se da situação difícil do governo colombiano, sem condições de combater os narcotraficantes aliados com os guerrilheiros - frisou.

30/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SIMON ALERTA PARA RISCOS À SOBERANIA NACIONAL NA AMAZÔNIA

Patrocínio alerta para riscos da aviação civil brasileira

Simon propõe que 2004 seja Ano de Defesa da Soberania Nacional sobre a Amazônia Brasileira

Sem novas reformas economia brasileira pode correr riscos, alerta Perillo

Pequenos produtores rurais apontam riscos para soberania alimentar

Simon alerta para coincidência entre a presença da 4ª Frota no Atlântico Sul e a descoberta de petróleo na costa brasileira