Simon lembra que "estratégia de guerra"prejudicou o Rio Grande do Sul



A idéia de que existia a possibilidade de uma guerra entre o Brasil e a Argentina transformou a região sul do Rio Grande do Sul numa das regiões mais pobres do país, lembrou o senador Pedro Simon (PMDB-RS), ao interpelar o ministro da Agricultura e do Abastecimento, Pratini de Moraes. O senador explicou que essa "estratégia de guerra possível" impediu qualquer investimento econômico naquela região.

Simon destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo ministro, em especial seu desempenho no incidente do boicote à carne bovina brasileira pelo Canadá. O embargo foi interpretado pelo senador como uma "atitude grosseira". Ele recordou que, quando governador do Rio Grande do Sul, o Canadá tinha a maior comitiva nas feiras agropecuárias e recebia um tratamento diferenciado por parte dos gaúchos.

O ministro Pratini de Moraes disse que as reflexões de Simon são muito pertinentes e que é preciso fazer tudo o que for possível para fortalecer e viabilizar o Mercosul. "Fica muito mais fácil e proveitoso negociar com os americanos em bloco, do que país a país". Pratini disse não temer a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), pois entende que o Mercosul é um poderoso instrumento de negociação, além de se constituir no maior exportador de alimentos do mundo.

14/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dias lembra que Petrobras prejudicou o Paraná

Sérgio Guerra diz que decepção com Lula prejudicou desempenho de candidatos petistas

Escola Superior de Guerra conclui Curso de Política e Estratégia

Governo instala Gabinete de Estratégia da Segurança Pública na Grande SP

Tuma lembra elevados custos de uma guerra

Senado lembra Guerra do Contestado em sessão especial