Tuma lembra elevados custos de uma guerra



Em nome da liderança do PFL, na reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o senador Romeu Tuma (SP) elogiou nesta quinta-feira (27) a atuação da diplomacia brasileira e manifestou sua preocupação com a banalização do assunto -guerra- nos tempos atuais.

- Por que se fala tanto em guerra hoje? Nós devíamos retirar essa palavra do nosso cotidiano. A humanidade deveria adotar, realmente, os preceitos de todas as religiões, que pregam a humildade e a paz - disse o senador.

Ele também lembrou os elevados prejuízos que toda guerra acarreta para o mundo, em perdas de vidas e de recursos financeiros. No caso específico da possível guerra do Iraque, Tuma observou que naquela região encontram-se tesouros históricos da antiga Babilônia, que, se destruídos, jamais poderão ser recuperados para a humanidade.

O ministro Celso Amorim agradeceu aos elogios de Tuma e concordou com sua posição quanto à necessidade de o Brasil não abalar sua relação com os Estados Unidos em função de informações desta natureza.



27/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma lembra Dia do Exército

Senado lembra Guerra do Contestado em sessão especial

Simon lembra que "estratégia de guerra"prejudicou o Rio Grande do Sul

LOBÃO LEMBRA ENTRADA DA FEB NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Tuma lembra os 50 anos da Mackenzie

Tuma lembra dia comemorativo da Marinha