Substitutivo quer horário de energia com desconto para aquicultura



Um dos poucos países do mundo em condições de expandir fortemente a criação de pescado – já que conta com muita água, espécies promissoras, agricultura capaz de fornecer ração e clima favorável -, o Brasil se mobiliza para abastecer melhor o mercado interno e ter uma presença mais significativa no comércio exterior de peixes, crustáceos e frutos do mar, a exemplo do que ocorre com outros tipos de carne.

Sem contar as contribuições do governo federal para expandir a aquicultura brasileira – como financiamento, através do Plano Safra da Pesca e Aquicultura; simplificação de licenciamentos ambientais; e desoneração fiscal -,  surge no horizonte um novo e importante estímulo à produção brasileira através do Senado Federal.

A comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 383/2011. O substitutivo aperfeiçoa medida em vigor, que aplica descontos em energia elétrica consumida em um período diário contínuo de oito horas e trinta minutos, para a aquicultura e a irrigação agrícola.

Esse prazo com energia mais barata foi regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  A agência reguladora determinou que a concessionária ou permissionária de distribuição pode estabelecer escala de horário para início, mediante acordo com o consumidor, desde que seja no horário das 21h30 às 6h do dia seguinte.

Flexibilidade

O substitutivo aprovado na CRA propõe e torna flexível a escala de horários com descontos especiais de energia elétrica. Assim, a inovação será capaz de proporcionar mais comodidade ao produtor e facilitar a implantação de seus processos, em toda a cadeia produtiva.

De acordo com a agência Senado, o autor do projeto, Walter Pinheiro, acredita que o incentivo atual “tem sido insuficiente para viabilizar economicamente essas atividades”. Pinheiro argumenta que, com as regras atuais, a agricultura e a aquicultura “ficam limitadas a um período que desrespeita o ciclo normal de sono-vigília dos trabalhadores”. Por isso, sua proposta garante o desconto especial para o consumo a qualquer hora do dia.

Outra contribuição à proposta aprovada na CRA, do relator, senador Acir Gurgacz, determina que  os Ministérios da Agricultura e da Pesca e Aquicultura irão apontar as atividades beneficiadas  por descontos especiais nas tarifas de energia elétrica, consumidas a qualquer hora do dia.

A matéria será encaminhada agora para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

Fonte:

Ministério da Pesca



24/02/2014 12:55


Artigos Relacionados


Desconto nas tarifas de energia elétrica para aquicultura e irrigação na pauta da CRA

Adiada decisão sobre redução de tarifa de energia para aquicultura e irrigação

Comissão aprova redução da tarifa de energia para agricultura irrigada e aquicultura

Redução da tarifa de energia elétrica para irrigação e aquicultura está na pauta da CRA

Consumidor pode se inscrever para ter desconto na energia elétrica até 1o de setembro

Consumidor de baixa renda deve se cadastrar até sábado para ter energia com desconto