Suplicy felicita Sérgio Vieira de Mello por missão da ONU no Iraque



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) parabenizou, em carta aberta, o alto comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos, Sérgio Vieira de Mello, pela sua nomeação como representante especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Iraque. Na mensagem, o parlamentar convida o diplomata a falar na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sobre a sua futura missão no país árabe.

Na carta, Suplicy pede ao comissário atenção ao desenvolvimento das formas de distribuição das riquezas do Iraque, sugerindo que Vieira de Mello proponha à ONU a adoção, na região, de um método de sistemas de dividendos sobre a exploração do petróleo já utilizado no Alasca, o Fundo Permanente do Alasca.

Surgida no início dos anos 60, explica o senador, a idéia partiu do prefeito de uma pequena vila de pescadores de Bristol Bay, no Alasca, que determinava a criação de um imposto de 3% sobre o valor da pesca, para criar um fundo que pertenceria a todos. Em 1976, acrescenta, a Assembléia Estadual estendeu a medida ao petróleo e outros recursos naturais não renováveis, separando 50% dos royalties gerados pela exploração para o fundo.

Suplicy diz ainda que, de 1980 até agora, o patrimônio líquido do fundo aumentou de US$ 1 bilhão para US$ 25 bilhões. Na última década, enquanto a renda média das famílias 20% mais pobres dos Estados Unidos cresceu 12% e a das famílias 20% mais ricas cresceu 26%, no Alasca a renda média das famílias 20% mais pobres cresceu 28%, enquanto que a das famílias 20% mais ricas cresceu 7%.

-Este é um exemplo para todas as nações do mundo e é especialmente válido para países como o Brasil e África do Sul, que têm grande necessidade de erradicar a pobreza e melhorar a distribuição de renda em direção a melhor justiça social-, finaliza o senador.



02/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy registra homenagem a Sérgio Vieira de Mello

Suplicy quer garantir homenagem a Sérgio Vieira de Mello

Suplicy destaca lançamento de livro sobre Sérgio Vieira de Mello

Sérgio Vieira de Mello responde carta de Suplicy e promete comparecer à CRE

Suplicy entrega livro sobre Sérgio Vieira de Mello a Dilma Rousseff

Suplicy faz apelo pela indicação de Sérgio Vieira de Mello para o Nobel da Paz