Suplicy registra homenagem a Sérgio Vieira de Mello



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) registrou nesta quinta-feira (28) a homenagem prestada ao coordenador da Missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque, assassinado em atentado cometido no dia 19 de agosto de 2003, juntamente com outros 22 funcionários. O brasileiro foi homenageado com um busto instalado em frente ao escritório do Alto Comissariado para Direitos Humanos em Genebra, Suíça, como reconhecimento a todos os que perderam a vida no Iraque e aos mais de 30 anos de trabalho que Sérgio dedicou à humanidade e à solução de conflitos em todo o mundo.

Suplicy leu manifesto assinado pela mãe de Sérgio, Gilda de Vieira de Mello, e pela companheira dele, Carolina Larriera, na ocasião. No manifesto, as duas mulheres assinalam que o brasileiro era contra a pena de morte e que, em vista da execução iminente de Mahmoud As'eed, participante confesso do atentado, "essa pena privará as famílias das vítimas do ataque da única fonte de informação que poderiam ter sobre esse evento trágico".

O senador lembrou que Sérgio Vieira de Mello, quando coordenou a transição de governos em Timor Leste, modificou a lei para acabar com a pena de morte naquele país. Em nome da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o seu presidente, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), juntou-se à homenagem.



28/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy quer garantir homenagem a Sérgio Vieira de Mello

Quintanilha presta homenagem à memória de Sérgio Vieira de Mello

Suplicy felicita Sérgio Vieira de Mello por missão da ONU no Iraque

Suplicy presta homenagem a Vieira de Mello

Suplicy destaca lançamento de livro sobre Sérgio Vieira de Mello

Sérgio Vieira de Mello responde carta de Suplicy e promete comparecer à CRE