Suplicy presta homenagem a Vieira de Mello



Em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (19), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lembrou os 10 anos da morte de Sérgio Vieira de Mello. Alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Vieira de Mello morreu em 19 de agosto de 2003, com outras 21 pessoas, vítimas de um atentado contra a sede local da ONU, em Bagdá, no Iraque. Outras cerca de 150 pessoas ficaram feridas no ataque.

Para o senador, Vieira de Mello era carismático, empreendedor e otimista. Suplicy disse que “a missão de Sérgio” era desenvolver um projeto de reconstrução do Iraque e devolver a soberania ao povo. Conforme contou o senador, Vieira de Mello pediu, logo após o atentado, que os homens do resgate salvassem outros feridos antes dele, colocando sua vida em segundo plano. Suplicy disse que Vieira de Mello era um grande negociador da ONU, tendo atuado também em países como Bangladesh, Ruanda e Timor-Leste.

- Ele era um apóstolo da busca da justiça, para então acontecer a paz – afirmou o senador.

Suplicy lembrou que Vieira de Mello nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1948, participou de movimentos sociais e teve de sair do país por conta da repressão dos militares a seu pai, diplomata Arnaldo Vieira de Mello. O senador contou que Vieira de Mello estudou e se formou em Paris, na França, e começou a trabalhar na ONU em 1969.

O senador ainda contou que chegou a trocar e-mails com Vieira de Mello, em fevereiro de 2003, fazendo sugestões sobre a reconstrução do Iraque. No início de agosto daquele ano, Vieira de Mello ligou para Suplicy dizendo que a sugestão de implantação de um programa de renda básica de cidadania, conforme sugerida pelo senador, foi considerada positiva pelas autoridades locais. Suplicy disse que ficou otimista com a ligação. No entanto, como relatou, 18 dias depois do contato veio o “desaparecimento cruel” do comissário.

- Tudo o que ele fez em prol da humanidade muito nos orgulha. Era um brasileiro notável – disse o senador.

Suplicy convidou os colegas senadores para a audiência de homenagem a Vieira de Mello, que será realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), a partir das 18h30. Suplicy é autor do requerimento que propôs a audiência de homenagens. O senador ainda leu um trecho do livro O homem que queria salvar o mundo, biografia de Vieira de Mello, da jornalista Samantha Power. A parte lida conta como foram as últimas horas de vida do comissário.



19/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Quintanilha presta homenagem à memória de Sérgio Vieira de Mello

Suplicy registra homenagem a Sérgio Vieira de Mello

Suplicy quer garantir homenagem a Sérgio Vieira de Mello

Suplicy propõe homenagem a Vieira de Mello nos dez anos de sua morte

Começa audiência da CRE em homenagem a Vieira de Mello

Crivella expressa homenagem do PL à memória de Vieira de Mello