Tebet, que vai assumir o Ministério da Integração Nacional, já foi governador e dirigiu Sudeco



O presidente Fernando Henrique Cardoso convidou o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) para assumir o posto de ministro da Integração Nacional, em substituição ao também senador Fernando Bezerra (PTB-RN). Com a experiência de ter dirigido a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e ocupado os cargos de vice-governador e governador de Mato Grosso do Sul, o parlamentar aceitou o convite. O suplente de Tebet é o médico Pedro Ubirajara de Oliveira, do PMDB, que foi vereador e prefeito de Aquidauana.

Eleito para o Senado com mais de 300 mil votos, em 1994, Ramez Tebet marcou sua atuação pela prioridade para áreas e temas em que utiliza sua formação acadêmica (Direito) e experiência profissional (como promotor), além do conhecimento acumulado pelo exercício de cargos executivos em um estado do Centro-Oeste e no antigo órgão de fomento ao desenvolvimento da região.

Na atividade parlamentar, Ramez Tebet ganhou destaque como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Judiciário, que investigou irregularidades em todo o país – o que resultou, entre outras medidas, na prisão do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto bem como na cassação do mandato do ex-senador Luiz Estevão, ambos envolvidos em irregularidades na obra do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo.

Mais recentemente e na condição de presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Tebet conduziu o processo de investigação da representação contra os ex-senadores Antonio Carlos Magalhães e José Roberto Arruda, denunciados como envolvidos na violação do painel eletrônico de votação do Senado.

Antero elogia indicação de Tebet para a Integração Nacional



08/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet despede-se da CCJ para assumir Ministério da Integração Nacional

Tebet deixa Senado para assumir Integração Nacional

Suassuna se despede do Senado para assumir Ministério da Integração Nacional

Juvêncio elogia escolha de Tebet para Ministério da Integração

Ministro da Integração Nacional visita Tebet

Antero elogia indicação de Tebet para a Integração Nacional