Trabalho infantil será debatido em audiência pública



Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovaram nesta quinta-feira (21) requerimento da senadora Patrícia Saboya (PPS-CE) para a realização de audiência destinada a debater a questão do trabalho infantil no Brasil. Para o encontro, Patrícia sugeriu a participação de três especialistas que possam esclarecer as providências já adotadas e as medidas necessárias para combater o problema.

O tema consta do projeto de lei nº 516/1999, em tramitação na comissão e apresentado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apurou denúncias publicadas na revista Veja, de 30 de agosto de 1995, sobre o trabalho de crianças e adolescentes. O projeto, explicou a senadora que preside a CPMI que apura a exploração sexual de menores no país, tem propostas inovadoras no campo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sobre o trabalho doméstico, por exemplo.

-O objetivo da audiência é recuperar o acúmulo de três anos do trabalho da CPI, identificando aqueles aspectos da proposta em tela já atendidos pela normativa interna e aqueles que devem ser examinados-, esclareceu Patrícia Saboya.

Foram convidadas a subprocuradora-geral do Trabalho e coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Eliane Araque dos Santos; a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa Oliveira; e o coordenador nacional do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT).



21/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo será debatido em audiência pública

Trabalho infantil no cultivo de fumo será discutido em audiência pública

Uso do FGTS será debatido em audiência pública

Imposto Único será debatido em audiência pública

Uso de aviões não-tripulados será debatido em audiência pública

Orçamento do Exército será debatido em audiência pública na CRE