Tucanos rebatem acusações de que José Serra não concluiu seus estudos e teria mentido em currículo



Os senadores do PSDB Tasso Jereissati (CE), Sérgio Guerra (PE), Mário Couto (PA) e Arthur Virgílio (AM) rebateram, em pronunciamento no Plenário, nesta terça-feira (18), afirmação do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), feita pela manhã, de que o governador de São Paulo, José Serra, não teria concluído seus estudos, tendo, assim, "inflado" seu currículo, da mesma forma que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff - fato que, segundo Mercadante, teria acontecido sem seu conhecimento.

Jereissati disse ter buscado as informações junto às Universidades do Chile e Cornell, nos Estados Unidos, que confirmaram a conclusão dos cursos. Serra, explicou o senador, tem Magister em Ciências Econômicas pela Universidade do Chile, com "distinção unânime". O título foi concedido pelo Conselho Universitário em 31 de maio de 1972. O segundo mestrado em Economia (Master of Arts) foi concedido pela Cornell University em 28 de maio de 1976, e na mesma instituição Serra concluiu o PhD (Philosophy Honoris Doctor) em Economia em 31 de agosto de 1997.

O senador disse que dispunha de todos os documentos comprobatórios.

Sérgio Guerra lembrou que em 1971, a Faculdade de Economia da Universidade do Chile declarou equivalentes ao grau de bacharel os estudos de José Serra em Engenharia e Ciências Econômicas. Serra estudara e concluíra, em 1966, o curso básico de Planejamento Econômico do ILPS, Nações Unidas, especialidade de Planejamento Industrial, com nota A. Fora aprovado no exame de ingresso ao curso de pós-graduação em Economia da mesma universidade e obtivera notas elevadas durante todo esse curso. Também era professor da Escola de Economia do curso de pós-graduação em Economia da Universidade do Chile.

O parlamentar disse ainda ser público e notório que o governador nunca concluiu o curso de Engenharia Civil na Politécnica de São Paulo, por ter se tornado refugiado político. Os documentos comprobatórios de seu grau de estudo também estão na Universidade de Campinas, onde jamais poderia ter lecionado se não apresentasse os papéis que comprovassem seus estudos, ressaltou. Sérgio Guerra disse ainda que o próprio Aloizio Mercadante foi aluno de Serra na Unicamp, mas que não concluiu o doutorado em Economia pela Unicamp, como chegou a afirmar.

- Quando ele foi descoberto, teve que alterar o currículo, exatamente como a ministra Dilma fez agora, com uma antecipação histórica. Parece que foi com o senador Aloizio que a ministra Dilma desenvolveu a capacidade de multiplicação de currículo - disse Sérgio Guerra.

Já Mário Couto considerou "uma verdadeira piada" o que Mercadante tentou infligir a Serra, acrescentando que o petista "começa a ver o fantasma da mudança na frente dele", numa referência às eleições de 2010. O senador Arthur Virgílio releu todos os dados a respeito dos cursos de José Serra e ressaltou sua "história acadêmica muito bonita", ao lembrar que o governador lecionou no Chile e no Brasil e que jamais afirmou ser engenheiro.

Suplicy defende Mercadante

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) explicou a declaração de Mercadante: segundo Suplicy, da mesma forma que a biografia do ex-senador e atual governador na página do Senado diz que ele é formado em Engenharia Civil pela Politécnica de São Paulo, e não o é de fato, tal erro ocorreu com a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff.



18/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tucanos reforçam José Serra

Petistas rebatem suspeitas de que partido teria inspirado manifestação

Magno Malta rebate acusações de que teria atacado a Igreja Católica

Lobão Filho rebate acusações de que teria retirado a palavra 'ética' do juramento de senadores

José Jorge acusa Lula de ter mentido sobre obras no horário eleitoral

"Congresso reconheceu a existência do mensalão", concluiu José Jorge