Valdir Raupp comemora licença de instalação da Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) comemorou da tribuna, nesta terça-feira (12) a licença de instalação da Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira, no estado de Rondônia, emitida na véspera pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Informou que a licença significa que o consórcio ganhador do leilão "já pode instalar o seu canteiro de obras e começar a trabalhar".

Disse que Santo Antônio irá gerar 15 mil empregos diretos e outros 15 mil de forma indireta e Rondônia "já vive a euforia dos investimentos", prevendo que o estado irá crescer por dez anos por conta de obras de hidrelétricas no Rio Madeira. Segundo o senador, por conta das obras, o comércio e a construção civil de Rondônia vivem momentos "nunca vistos".

Raupp também festejou a assinatura, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira, do contrato de concessão da segunda usina do Madeira - a de Jirau. Conforme o senador, o rio terá pelo menos outras duas hidrelétricas, inclusive na parte mais próxima à Bolívia.

- O Rio Madeira vai garantir energia elétrica para sustentar o desenvolvimento brasileiro nos próximos anos - disse.

O senador afirmou que, mesmo com a instalação das hidrelétricas do Madeira, vai continuar lutando pela construção do gasoduto que levará o combustível extraído dos poços de Urucu (AM) até Porto Velho. Disse que a capital de Rondônia será interligada ao sistema nacional de eletricidade dentro de dois anos e, por isso, há quem entenda que o gás de Urucu deve ir apenas para Manaus (AM), para movimentar termoelétricas. O senador lembrou, no entanto, que existe um projeto para interligar Manaus ao sistema da hidrelétrica de Tucuruí.

- Então, quem irá consumir o gás das bacias do Urucu e do Juruá? - questionou.



12/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hidrelétrica de Santo Antônio começa a funcionar no próximo mês, comemora Valdir Raupp

Raupp comemora anúncio do leilão da energia elétrica da futura Usina de Santo Antônio

Ibama monitora comercialização de madeira retirada da área da usina Santo Antônio

Raupp comemora liberação, pelo Ibama, de licença para construção das usinas do Rio Madeira

Valdir Raupp defende implantação do complexo do Rio Madeira

Valdir Raupp ressalta importância de hidrelétrica no Rio Madeira