Valmir Amaral critica posição do governo em relação ao reajuste dos servidores



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) criticou a "omissão" do governo em relação à Constituição Federal no que diz respeito ao dispositivo que assegura a revisão anual nas remunerações do funcionalismo público. O Supremo Tribunal Federal, lembrou Amaral, manifestou-se pelo cumprimento, por parte do governo, do preceito constitucional.

O senador criticou a proposta do governo de reajuste de 3% a 5% para todos os servidores, que classificou como irrisório. Para ele, a proposta é um "balão de ensaio". O senador previu que o descontentamento provocado pelo anúncio de um percentual tão pequeno forçará a negociação intensa envolvendo a categoria e senadores e deputados. Caberá aos parlamentares destinar aprovar verbas orçamentárias que assegurem reajuste mais expressivo.

- É inaceitável que se continue massacrando os servidores públicos e jogando toda a culpa da ineficiência da máquina administrativa sobre suas costas - disse.

Valmir Amaral disse reconhecer as dificuldades do país, mas observou que não é justo que as metas de ajustes acertadas com organismos internacionais sejam atingidas "à custa do sacrifício dos servidores". Ele lembrou que as perdas acumuladas desde 1995, último ano em que os servidores públicos tiveram revisão geral em seus salários, são estimadas em mais de 75%, de acordo com dados de pesquisas econômicas.

27/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral pede ao governo nova fórmula de reajuste das tarifas de energia elétrica

Mário Couto critica posição do líder do governo na Câmara sobre reajuste de aposentadorias

Valmir Amaral homenageia servidores públicos

Valmir Amaral critica indústria de multas no trânsito

Valmir Amaral destaca política de saúde do governo

Simon critica posição dos Estados Unidos em relação à guerra