Valmir Amaral pede ao governo nova fórmula de reajuste das tarifas de energia elétrica



Diante do aumento de 14,5% no valor da energia elétrica distribuída pela Companhia Energética de Brasília (CEB), justificado pela variação cambial do dólar em 2002, o senador Valmir Amaral (PMDB-DF) pediu que o governo estude uma nova fórmula para o reajuste da energia. Para o senador, a população só poderá ter acesso aos benefícios econômicos e sociais com o fornecimento de eletricidade barata.

O alto preço da energia elétrica no Distrito Federal, superior ao da inflação, levou o senador a requerer informações ao Ministério de Minas e Energia sobre o assunto. Como resposta, o senador foi informado que o principal fator que levou ao índice foi o custo da energia adquirida de Itaipu, que está atrelada à variação do dólar.

Como solução, Valmir Amaral sugeriu que sejam aplicados percentuais de descontos progressivos para os consumidores de baixa renda. Segundo dados da CEB, 45% dos consumidores residenciais estão nessa categoria e poderiam ter uma parcela menor da renda familiar comprometida com o pagamento da eletricidade.

O senador também comentou a organização do setor elétrico nacional a partir da criação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pela qual o Estado vem abrindo mão dos meios de produção, passando a um papel de regulação. Porém, ele aponta que o suprimento adequado e suficiente de energia elétrica ainda não está equacionado de forma a atender o crescimento da demanda. Assim, o senador analisa que há risco de o desenvolvimento econômico não encontrar contrapartida na geração de energia elétrica.

- Os condutores da política energética precisam envidar esforços para garantir o crescimento setorial. Se o modelo adotado é o de participação de terceiros privados, é fundamental que tais agentes sejam motivados a intensificar seus investimentos em geração, transmissão e distribuição. Enquanto os brasileiros não se sentirem seguros sobre a eficácia da nossa política energética, seja para sua sobrevivência, seja para suas atividades profissionais, não poderemos falar de um Brasil em desenvolvimento - disse.



11/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral quer universalização da energia elétrica

Valmir Amaral critica posição do governo em relação ao reajuste dos servidores

JUCÁ PEDE EQUILÍBRIO NAS TARIFAS DE ENERGIA ELÉTRICA

Anibal Diniz elogia redução das tarifas de energia elétrica anunciada pelo governo

Valmir Amaral pede que governo estimule consumo de milho

Valmir Amaral pede que governo invista na produção de biodiesel