Vanessa Grazziotin comemora 50 anos da proclamação do caráter socialista da revolução cubana




Em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (19), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) registrou a passagem, no último sábado (16) do 50º aniversário da proclamação do caráter socialista da Revolução Cubana e da vitória contra a tentativa de invasão norte-americana na Batalha de Girón.

Coordenadora do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, a senadora leu um texto escrito por Fidel Castro, que não compareceu às festividades, mas assistiu às comemorações pela televisão. Apesar de registrar que Cuba "não é um regime perfeito", a senadora exaltou a dedicação do ex-presidente.

- Como Cuba resistiu esses anos todos! Não quero dizer que Cuba é um regime perfeito, não. Eles mesmos estão mudando uma serie de questões que consideram já estejam ultrapassadas. Mas ver uma pessoa que tanto se dedicou à luta pelo povo, não só de Cuba, mas também do mundo inteiro, é algo que emociona - declarou.

Jornal

O 62 anos do jornal A Crítica, do Amazonas, também foram comemorados pela senadora. A senadora lembrou passagens da história do jornal, que começou a circular em 19 de abril de 1949 e prestou homenagem ao jornalista Umberto Calderaro Filho, seu fundador.

Vanessa Grazziotin disse que o jornal assumiu, ao longo dos anos, o papel de porta-voz da população amazonense, defendendo "causas memoráveis", como a do Banco de Crédito da Borracha e a da criação da Zona Franca de Manaus. Algumas das denúncias feitas pelo jornal, segundo a senadora, renderam problemas à equipe.

- Essa postura rendeu ao jornal e, sobretudo, aos seus dirigentes muitos e diversos problemas. Em 20 de janeiro de 1959, por exemplo, o jornal foi atingido por uma bomba que caiu na mesa do jornalista Umberto Calderaro, que se levantou pouco antes do local. Por causa do atentado, o jornal não circulou no dia seguinte, sendo a única vez que deixou de ser publicado - relatou.

A senadora se disse emocionada pela data e afirmou que os órgãos de comunicação verdadeiramente comprometidos com a boa informação e com causas justas sobrevivem ao longo dos tempos e têm capacidade de superar os mais difíceis obstáculos.

19/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin ratifica apoio do PCdoB à revolução socialista cubana

Vanessa Grazziotin comemora os 91 anos do PCdoB

Vanessa Grazziotin comemora 39 anos da Rede Amazônica

Vanessa Grazziotin comemora sete anos de Lei Maria da Penha

Amazonas comemora 161 anos de autonomia política, registra Vanessa Grazziotin

"CIDADANIA" ENFOCA 40 ANOS DA REVOLUÇÃO CUBANA